O A3 é 25 cm menor que o A4. Com seus 4,45 m de comprimento, ele é 2 cm menor que o Chevrolet Cobalt

Se você estava de olho em um Audi A3 Sedan, mas ainda o considerava um sonho distante por conta do preço, pode ser que, agora, tenha condições de concretizar o seu desejo. É que a empresa já está oferecendo uma versão mais em conta do modelo, com motor 1.4 turbo, cujo preço é R$ 94.800, ou R$ 21.600 a menos que o 1.8 topo de linha.

E antes que você torça o nariz pelo fato de o motor ser “apenas” um 1.4, já adiantamos: ele não deixa nada a desejar em termos de desempenho e o seu consumo de combustível certamente o deixará bastante animado.

Para começar, basta dizer que embora exiba uma diferença de 58 cv a menos em relação ao modelo com motor 1.8 (são 122 cv contra 180 cv), o A3 Sedan 1.4 foi apenas 1s7 mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h. Com 20,3 mkgf disponíveis entre 1.400 rpm e 4.000 rpm, a nova versão se mostrou ágil e estável, além de ter as dimensões ideais para o trânsito urbano.

Faltou luz! Apesar de trazer, desde a versão de entrada, faróis bixenônio, o A3 Sedan 1.4 não possui faróis auxiliares de neblina, nem como opcionais

Mas é no item consumo que motor 1.4 turbo brilha, tanto na cidade quanto em trajetos rodoviários. Na cidade, a média foi de 10,4 km/l, muito superior ao registrado pela versão 1.8, que já havia alcançado bons 8,6 km/l. Detalhe: ambos vêm equipados com a função start-stop, o que contribuiu para as boas marcas.

A boa surpresa é que, mesmo na estrada, o novo três-volumes se saiu muito bem, atingindo a ótima média de 17,2 km/l de gasolina. E, mais uma vez, para efeito de comparação, o 1.8 também havia obtido uma boa marca: 15,6 km/l.

O interior é bem equipado, mas o  acabamento  é simples

A retomada de 80 km/h a 120 km/h foi feita em 7s9 com o 1.4 de 122 cv, enquanto o 1.8 de 180 cv realizou a mesma prova em 5s3. Já de 60 km/h a 120 km/h, a diferença entre as duas versões é de 2s8 a favor do 1.8 (6s8 contra 9s6).

Por ser 25 cm menor no comprimento que o A4, não é difícil encontrar uma vaga na rua e “encaixar” o A3 Sedan sem problemas. Mas a tarefa poderia ser mais fácil se houvesse um sensor de manobras. Para se ter uma noção do seu porte, basta dizer que o Chevrolet Cobalt tem carroceria 2 cm mais longa que a desse Audi.

O motor 1.4 turbo concilia desempenho com economia

Na frenagem vindo a 100 km/h, o sedã conseguiu parar em quase 38 m e a diferença entre a melhor e a pior frenagem, no teste de fading, foi de apenas 2,80 m.

Mas, por ser uma versão mais simples, o A3 1.4 perdeu, em relação ao 1.8, bancos de couro, teto solar panorâmico, sistema Drive Select, ar-condicionado digital, botão de partida, volante com base achatada e o navegador como item de série (opcional, ele custa R$ 9.900).

Audi A3 Sedan 1.4 TFSI

Mas a falta desses itens não desaponta, pois ele vem com sete airbags, alarme, controle de estabilidade, faróis bixenônio com ajuste automático de altura, sistema de áudio com conexão Bluetooth, lanternas traseiras de LED com luz de neblina e limpador dos faróis, entre outros itens.

Um dos pontos negativos é o espaço interno. O túnel central dificulta que um adulto ocupe a posição central do banco de trás. São exatos 20 cm de altura e 11 cm de largura que “invadem” a cabine. Assim, fica difícil se acomodar, caso haja outros dois passageiros. Mesmo assim, no final das contas, o A3 Sedan 1.4 é uma alternativa interessante para quem busca um três-volumes, para entrar no “universo premium”.

Conclusão

Média técnica: 7,3

Média de mercado: 7,3

O motor 1.4 TFSI ficou tão bem sob o capô do Audi A3 Sedan que dificilmente alguém dirá que o motor é ruim para o carro. Primeiro porque o sedã não é tão grande a ponto de necessitar de um propulsor muito maior. Segundo porque a eficiência do 1.4 turbo é tão surpreendente — ainda mais por apresentar média de consumo urbana de 10,4 km/l — que você não vai se importar pelo fato de ele ser 1s7 mais lento que a versão 1.8 na prova de 0 a 100 km/h. E por uma diferença superior a R$ 20 000, quem faz questão de uma partida por botão? – Vinícius Montoia           

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