O Mercedes Classe A chegou ao mercado nacional para acirrar a disputa no segmento dos hatches com seu visual ousado, de apelo esportivo, e o atrativo de ser um veículo moderno e o mais acessível da linha Mercedes-Benz. Mas, mesmo contando com um motor 1.6 turbo de 156 cv, ainda lhe faltava um certo vigor para colocá-lo em pé de igualdade frente aos rivais Audi A3 e BMW Série 1. Agora, com a chegada do A 250, o problema está em parte resolvido.
Desembarcando por aqui com preço sugerido de R$ 163.500, o Mercedes A 250 Sport acaba concorrendo com sedãs médios (carros-chefes das marcas premium no Brasil), além de crossovers compactos. Mas, graças ao motor 2.0 turbo de 211 cv e 35,7 mkgf, basta um contato para que ele cative aqueles que priorizam desempenho e estilo em sua lista de prioridades.
Logo de cara, o A 250 já traz uma grade repleta de “diamantes”, além de um para-choque com novo desenho e tomadas de ar com detalhe em vermelho, que o diferenciam do A 200.
Os faróis de bixenônio incorporam as luzes diurnas de LEDs. A traseira também foi remodelada, ganhando duas saídas de ar nas extremidades do para-choque e outro detalhe em vermelho. As rodas são aro 18’’, com desenho exclusivo, expondo as pinças de freio vermelhas e os discos ventilados.
Por dentro, o acabamento tem padrão premium, mas não chega a ser primoroso por alguns detalhes. O couro (sintético) no painel está lá, assim como nos bancos, que são complementados por um tecido aveludado no centro. Os mesmos materiais estão presentes nas portas. O painel ainda conta com uma faixa de compósito de fibra de carbono, que juntamente com os detalhes de costura e cintos vermelhos, dão o tom da esportividade do carro. Porém, o plástico utilizado no console central não agrada ao toque e o próprio couro não impressiona tanto quanto o material presente em outros modelos da marca.
Apesar de todo o capricho no visual, é ao volante que ele se transforma em um legítimo hot hatch. Trabalhando com o câmbio DCT, de dupla embreagem e as trocas cirúrgicas de suas 7 marchas, o motor 2.0 turbo permite ao A 250 cumprir a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7s1. Contando com tecnologia de multi-injeção direta de combustível e comunicação constante com o já elogiada caixa, o conjunto oferece uma variedade de comportamentos dinâmicos que atendem a todos os tipos de condução que o motorista desejar.
No modo Eco, por exemplo, o motor se mantém sempre em baixas rotações, mas suficientes para garantir que o carro reaja rapidamente, mesmo em 5ª marcha aos 50 km/h, uma vez que o torque máximo está disponível já a partir de 1.200 rpm (se estendendo até as 4.400 rpm). Nessa condição, todas as reações do A 250 são relativamente comportadas Mas se você pressionar o acelerador com força, as trocas de marcha passam a ser realizas a 4.000 rpm. Então, surge uma aceleração mais que convicente, um verdeiro “coice”, que empurra o seu corpo ao banco.
Já na condução esportiva o A 250, de tração dianteira, oferece diversão na dose certa, sem ser desconforável. As trocas de marcha manuais, que só podem ser feitas por meio das borboletas, levam o ponteiro do conta-giros a percorrer mais de 180° em toda a escala até à rotação de pico de potência, 5.500 rpm. Os controles de estabilidade e de tração não tiram a graça de explorar este alemão em sua plenitude.
Preparado para a vida na cidade, a suspensão, mesmo baixa, absorve bem as imperfeições das vias, proporcionando um rodar macio (na medida do possível), ainda que consiga transmitir estabilidade e segurança para fazer curvas sinuosas em velocidade mais alta. Aliás, o comportamento da suspensão, aliado ao ótimo trabalho da assistência elétrica da direção, pode gerar críticas em termos de esportividade.
O Classe A 250 Sport vem de série com sete airbags, bancos dianteiros com regulagens elétricas e memorizáveis, controle de velocidade de cruzeiro, sensores crepuscular, de chuva e de manobras (na dianteira e na traseira), central multimídia e ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros itens. Um nível de equipamentos coerente e que se espera encontrar em um automóvel dessa categoria.
Conclusão:
Média técnica: 8,3
Média de mercado: 7,8
O Classe A 250 atende todas as expectativas de seus admiradores. É claro que o motor 1.6 das versões de entrada também diverte, mas, neste caso, há um equilíbrio muito melhor entre o desempenho de um verdadeiro hot hatch, a vida urbana e os itens de série condizentes com seu patamar. Obviamente que por R$ 163.500, a compra racional fica mais acirrada pelas opções topo de linha de crossovers compactos e sedãs médios premium. Mas elas só se sobressaem se você não se sentar a bordo do A 250. Se fizer o teste, prepare o cheque. – Héctor Vieira
Preços e custos
Preço R$ (carro testado): 163.500
Preço R$ (versão básica): 163.500
Garantia: 2 anos
Financiamento (taxa a.m.): 1,3%
Parcela R$ (50% de entrada + saldo em 36x): 2.954,57
IPVA R$ (4%): 6.540
Seguro R$ 6.248
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