O Mercedes Classe A chegou ao mercado nacional para acirrar a disputa no segmento dos hatches com seu visual ousado, de apelo esportivo, e o atrativo de ser um veí­culo moderno e o mais acessível da linha Mercedes-Benz. Mas, mesmo contando com um motor 1.6 turbo de 156 cv, ainda lhe faltava um certo vigor para colocá-lo em pé de igualdade frente aos rivais Audi A3 e BMW Série 1. Agora, com a chegada do A 250, o problema está em parte resolvido.

Desembarcando por aqui com preço sugerido de R$ 163.500, o Mercedes A 250 Sport acaba concorrendo com sedãs médios (carros-chefes das marcas premium no Brasil), além de crossovers compactos. Mas, graças ao motor 2.0 turbo de 211 cv e 35,7 mkgf, basta um contato para que ele cative aqueles que priorizam desempenho e estilo em sua lista de prioridades.

Logo de cara, o A 250 já traz uma grade repleta de “diamantes”, além de um para-choque com novo desenho e tomadas de ar com detalhe em vermelho, que o diferenciam do A 200.

Os faróis de bixenônio incorporam as luzes diurnas de LEDs. A traseira também foi remodelada, ganhando duas saídas de ar nas extremidades do para-choque e outro detalhe em vermelho. As rodas são aro 18’’, com desenho exclusivo, expondo as pinças de freio vermelhas e os discos ventilados.

Por dentro, o acabamento tem padrão premium, mas não chega a ser primoroso por alguns detalhes. O couro (sintético) no painel está lá, assim como nos bancos, que são complementados por um tecido aveludado no centro. Os mesmos materiais estão presentes nas portas. O painel ainda conta com uma faixa de compósito de fibra de carbono, que juntamente com os detalhes de costura e cintos vermelhos, dão o tom da esportividade do carro. Porém, o plástico utilizado no console central não agrada ao toque e o próprio couro não impressiona tanto quanto o material presente em outros modelos da marca.

Apesar de todo o capricho no visual, é ao volante que ele se transforma em um legítimo hot hatch. Trabalhando com o câmbio DCT, de dupla embreagem e as trocas cirúrgicas de suas 7 marchas, o motor 2.0 turbo permite ao A 250 cumprir a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7s1. Contando com tecnologia de multi-injeção direta de combustível e comunicação constante com o já elogiada caixa, o conjunto oferece uma variedade de comportamentos dinâmicos que atendem a todos os tipos de condução que o motorista desejar.

No modo Eco, por exemplo, o motor se mantém sempre em baixas rotações, mas suficientes para garantir que o carro reaja rapidamente, mesmo em 5ª marcha aos 50 km/h, uma vez que o torque máximo está disponível já a partir de 1.200 rpm (se estendendo até as 4.400 rpm). Nessa condição, todas as reações do A 250 são relativamente comportadas Mas se você pressionar o acelerador com força, as trocas de marcha passam a  ser realizas a 4.000 rpm. Então, surge uma aceleração mais que convicente, um verdeiro “coice”, que empurra o seu corpo ao banco.

Já na condução esportiva o A 250, de tração dianteira, oferece diversão na dose certa, sem ser desconforável. As trocas de marcha manuais, que só podem ser feitas por meio das borboletas, levam o ponteiro do conta-giros a percorrer mais de 180° em toda a escala até à rotação de pico de potência, 5.500 rpm. Os controles de estabilidade e de tração não tiram a graça de explorar este alemão em sua plenitude.

Preparado para a vida na cidade, a suspensão, mesmo baixa, absorve bem as imperfeições das vias, proporcionando um rodar macio (na medida do possível), ainda que consiga transmitir estabilidade e segurança para fazer curvas sinuosas em velocidade mais alta. Aliás, o comportamento da suspensão, aliado ao ótimo trabalho da assistência elétrica da direção, pode gerar críticas em termos de esportividade.

O Classe A 250 Sport vem de série com sete airbags, bancos dianteiros com regulagens elétricas e memorizáveis, controle de velocidade de cruzeiro, sensores crepuscular, de chuva e de manobras (na dianteira e na traseira), central multimídia e ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros itens. Um nível de equipamentos coerente e que se espera encontrar em um automóvel dessa categoria.

Conclusão:

Média técnica: 8,3

Média de mercado: 7,8

O Classe A 250 atende todas as expectativas de seus admiradores. É claro que o motor 1.6 das versões de entrada também diverte, mas, neste caso, há um equilíbrio muito melhor entre o desempenho de um verdadeiro hot hatch, a vida urbana e os itens de série condizentes com seu patamar. Obviamente que por R$ 163.500, a compra racional fica mais acirrada pelas opções topo de linha de crossovers compactos e sedãs médios premium. Mas elas só se sobressaem se você não se sentar a bordo do A 250. Se fizer o teste, prepare o cheque. – Héctor Vieira

Preços e custos

Preço R$ (carro testado): 163.500
Preço R$ (versão básica): 163.500
Garantia: 2 anos
Financiamento (taxa a.m.): 1,3%
Parcela R$ (50% de entrada + saldo em 36x): 2.954,57
IPVA R$ (4%): 6.540
Seguro R$ 6.248

Confira os demais números de teste clicando na versão abaixo. 

Roadmap Menang di Mahjong Wins Optimasi Scatter Hitam Era Baru Gates of Olympus Memimpin Saat Mahjong Ways Kehilangan Taji Olympus Menguat Mahjong Ways Melemah Pengali Petir Ikut Menyusut Petanitoto Tegaskan Standar Fair Play dengan Koleksi Hits Pragmatic Play 2025 Keamanan Nomor Satu Petanitoto Sajikan Pengalaman Bermain Bebas Kecurangan Mahjong Ways Meledak Ini Pola yang Sedang Disorot di PetaniToto Panas Percikan Las Panas Pula Berkah Kisah Rezeki Melimpah Hat Trick Hot Streak Data petanitoto soroti striker lokal yang sedang on fire Transport Publik vs Konsumsi BBM Siasat Hemat Petanitoto Tawarkan Event Online Tanpa Ongkos Jalan Fluktuasi harga pangan Tanjung Balai berbarengan dengan viralnya Sweet Bonanza Rp 156 juta Perbaikan Jalan Nasional Berlangsung PETANITOTO hadirkan sesi Starlight Princess untuk hiburan singgah sopir KRL perpanjang jam operasional PETANITOTO tawarkan checklist strategi Gates of Olympus Petanitoto Mengirim Wild Bandito Liburan ke Olympus Cari Scatter Hitam Mahjong Wins Mengaku Lelah Lalu Titip Scatter ke Ketua RT Black Scatter Tersesat di Kampung Bandito Lalu Didaftarin Petanitoto Gates of Olympus Jadwal Senam Pagi Bareng Kakek Zeus Petanitoto Wild Bandito Menyamar Jadi Ular Tangga di Lobi Mahjong Ways Petanitoto Zeus Ngutang Koin ke Bandito Demi Spin Malam Petanitoto Mahjong Wins Black Scatter Mengajar Matematika Petani Tebu Bandito Main Angklung di Gerbang Olympus Sambil Nunggu Drop Scatter Mahjong Ways Mengadakan Rapat Dadakan di Atas Awan Olympus Zeus Jadi Wasit Lomba Lari Kelinci Versus Bandito di Petanitoto Petanitoto menanam bibit Scatter di kebun Mahjong Ways panen Rp 600 juta Zeus buka jasa laundry multiplier sehari jadi tarif Rp 180 juta Wild Bandito buka warung kopi di reel tiga omzet Rp 230 juta Petanitoto sewa satpam khusus buat jaga simbol nakal gaji Rp 150 juta Petanitoto lelang kursi dewa petir edisi kolektor Rp 700 juta
Share This