O Onix Premier 2024 AT Turbo é a versão topo de linha desse modelo que é líder de vendas da Chevrolet. Ele pode ser encontrado nas concessionárias com preços a partir de R$ 113.450 e oferece além de uma boa experiência de condução ao motorista, diferenciais como o assistente de estacionamento automático e sensor de auxílio ao ponto cego. A equipe da Revista Carro testou o Onix e contamos a seguir toda nossa experiência.
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Motorização e desempenho do Onix Premier 2024 AT Turbo
O Onix Premier 2024 possui um motor 1.0 turbo. Apesar disso, durante a utilização do veículo não dá para sentir falta de potência, já que os 116 cv são mais que suficientes tanto nos trajetos urbanos, rodovias, subidas e na realização de ultrapassagens. O câmbio é automático de seis marchas, mas para quem faz questão, há a opção de troca sequencial através de um botão localizado no câmbio.
A direção é elétrica e a dirigibilidade do veículo é excelente, tanto em perímetro urbano, quanto em estradas. Durante nossos testes, deu pra notar como o carro responde bem ao volante. Falando ainda na dirigibilidade, o conjunto da suspensão teve um desempenho satisfatório, absorvendo muito bem aos impactos causados pelas imperfeições das ruas causadas pelos remendos no asfalto, algo bastante comum na cidade de São Paulo.
O consumo também chamou a atenção pelo seu bom desempenho. Durante o trajeto urbano, o gasto de combustível ficou na casa dos 10 km/l com o carro abastecido com gasolina. Quando foi adicionado rodovias ao percurso, o consumo passou dos 13 km/l.
Um dos poucos pontos negativos encontrados no Onix Premier foi o delay ao pisar no acelerador quando é preciso de um pouco de potência para subidas e ultrapassagens, além de um ponto cego causado pela coluna B que pode existir dependendo da posição que o banco do motorista está. Apesar disso, a versão avaliada estava equipada assistente de ponto cego.
O pacote de assistências aos motoristas é um ponto positivo no veículo. Os condutores têm à disposição um limitador de velocidade, velocidade de cruzeiro, sistema de auxílio de estacionamento em ré equipado com câmera de ré, aviso de ponto cego localizado nos dois retrovisores e assistência de partida em rampa. Mas a grande estrela dessa versão é o assistente de estacionamento automático, que encontra vagas disponíveis e realiza a manobra de forma automática.
Para utilizar o sistema, é preciso ativá-lo através do botão localizado no console. Na sequência informar na central multimídia qual tipo de vaga está procurando, que podem ser paralelas (aquelas onde um carro estaciona atrás do outro) ou perpendiculares (Aquelas encontradas em shopping e supermercados onde um carro estaciona ao lado do outro).
Através dos sensores, o sistema localizará uma vaga adequada que ao ser encontrada, aparecerão instruções na tela da central multimídia para serem seguidas pelo motorista. A partir desse momento, o sistema assume o controle do volante, realizando as manobras com o auxílio do condutor que ainda deverá controlar o freio e o acelerador, sempre prestando atenção para o veículo não acertar nenhum objeto indesejado.
Interior e exterior do Onix Premier 2024 AT Turbo
Por fora, o visual segue o padrão do Onix estabelecido pela Chevrolet após a reestilização efetuada há alguns anos. O destaque fica por conta das rodas de liga leve de 16 polegadas, a grade frontal com detalhes cromados e os faróis dianteiros que são do tipo projetor, além dos DRLs que são em LED.
Por dentro, os bancos possuem revestimento premium e ajuste de altura, oferecendo excelente ergonomia tanto para o motorista, quanto para o passageiro. Para os ocupantes do banco traseiro, o espaço é bom e os três lugares contam com apoio para a cabeça. Há também apoio central para o braço com um compartimento para guardar coisas e porta-copos. Na porta do motorista estão os controles dos vidros e também dos retrovisores elétricos.
O painel possui conta-giros e velocímetro analógicos, mas para quem prefere o digital, é possível acessar essa opção através do computador de bordo que fica no centro do painel e conta também com outras informações como o consumo e velocidade média, por exemplo, e podem ser acessadas através de uma aleta atrás do volante.
Por falar no volante, nele estão localizados os controles para a central multimídia, velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade. No console estão a central multimídia, os comandos de abertura do porta-malas, pisca- alerta, controle de tração, assistência de estacionamento e os controles do ar-condicionado. Além disso, há também entrada USB e tomada 12v, além de carregador por indução.
Central multimídia Mylink
O tradicional Mylink, a central multimídia da Chevrolet também está presente nessa versão do Onix, equipado com uma tela de 8 polegadas. A localização dela no painel também segue a reestilização que a marca promoveu há algum tempo, quando inverteu o posicionamento da central com as saídas de ar. Dessa forma, a tela fica mais próxima ao campo de visão do motorista, que não precisa desviar tanto o olhar da rua para, por exemplo, conferir a rota no Waze ou no Google Maps.
E por falar em aplicativos, o Mylink possui conectividade com Android Auto e também o Apple CarPlay, além do OnStar, rádio AM/FM, acesso ao Spotify ou músicas diretamente pelo celular, telefone, serviços OnStar, comandos por voz e a possibilidade de visualizar mensagens de texto do celular quando o Bluetooth está conectado.
Texto: Daniel Palermo