O Toyota Etios 2014 chega ao mercado com sua gama de versões atualizada e algumas mudanças estéticas. A partir de agora o hatch está nas lojas com as opções 1.3, X 1.5, XS 1.5 e XLS 1.5. O sedã, por sua vez, parte da opção X e só é oferecido com o motor mais potente. A principal novidade, contudo, ficou com a versão hatch XS, que troca o 1.3 de 90 cv pelo 1.5 de 96,5 cv. O “transplante” deixou o compacto mais esperto, conforme você vai conferir em nosso teste.
Além do novo conjunto motriz, existem novidades na cabine. A partir da versão X com ar-condicionado, ele ganhou o painel Total Black, que você confere na foto abaixo.
De certa forma, o rádio deixou de transmitir a sensação de fragilidade que o painel anterior, na cor bege, passava. Ao ficar parcialmente mais sóbrio (apesar do brilho do plástico), é difícil ler as informações do rádio quando o sol ilumina o painel, porque o motorista não consegue enxergar muito bem o que aparece no display. Isso não ocorria no painel anterior.
A partir da versão XS, as maçanetas internas ganharam cor prata fosco. Nessa opção ele também já vem equipado com direção elétrica progressiva, vidros e travas elétricas, revestimento Sport Comfort nos bancos e sistema de áudio Double DIN, com rádio, CD e entrada USB.
Outros detalhes prateados da cabine são os comandos e saídas de ar. A despeito do novo revestimento, os bancos continuam com espuma muito mole e, ao rebatê-los para encaixar bagagens, me deparei com uma espuma ainda mais frágil no banco traseiro. Repare, na foto abaixo: o material deforma com o peso do próprio encosto e o pino que prende o banco, muito à mostra, pode ser perigoso.
Ainda no habitáculo, na versão avaliada o retrovisor interno tremia bastante, mesmo em rodovias com pouca irregularidade no piso. Mas o câmbio continua com engates precisos e a embreagem no ponto e no peso corretos. Para segurança, a versão XS já é equipada com airbag duplo frontal, alertas visuais e sonoros de cinto de segurança não afivelado e freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Outros itens de série são a regulagem de altura do volante, aerofólio e desembaçador do vidro traseiro.
Outro detalhe, que pode parecer irrelevante, mas que deixou o design do Etios mais simpático, foi a substituição dos antigos retrovisores externos por espelhos com contorno mais “agressivo”.
Desempenho
Em nosso teste, o Etios acelerou de 0 a 100 km/h em 11s2 e retomou de 60 a 120 km/h, em quarta marcha, em 16s3. Numa comparação, o Chevrolet Onix 1.4 de 106 cv fez o tesde de 0 a 100 km/h em 11s4 e demorou 17s2 na retomada. Este motor é mais do que suficiente para andar na cidade.
Com etanol, a média de consumo PECO (55% de cidade e 45% de rodovias) ficou em 10,4 km/l. Assim, o consumo urbano atingiu 7,9 km/l, ao passo que nas estradas foi de 13,5 km/l. Ele ganha do Onix na rodovia (12,4 km/l), mas fica atrás na cidade (8,3 km/l).
E já que ele vem equipado de série com ABS e EBD, por que não elogiar os freios? O Etios apresentou uma diferença de apenas três metros entre a frenagem mais eficiente (a primeira) e a mais longa (a nona), precisando de 40,28 metros para parar vindo a 100 km/h.
Média final: 6,7
O Etios é, apesar dos defeitos no acabamento e do porta-malas de apenas 270 litros, um veículo ágil e econômico, que tem o respaldo da marca mais valiosa do mundo, a Toyota. Ou seja, uma opção a ser levada em conta para quem precisa comprar o primeiro carro, apesar de custar R$ 38.990 com todos esses equipamentos. – Vinícius Montoia
Seu Bolso
Preço: R$ 38.990
Garantia: 3 anos
Financiamento (taxa mensal): 1,40%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 746,36
IPVA (4%): R$ 1.560
Primeira revisão: R$ 136
Versão básica: R$ 29.990
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 11s25
Retomada 60-120 km/h em 4º: 16s37
Consumo cidade (km/l): 7,9
Consumo estrada (km/l): 13,5
Ruído a 120 km/h em 5º (dB): 69,4