A Tesla apresentou nesta terça-feira (29), em evento na Califórnia (EUA), o Model X, o primeiro SUV totalmente elétrico feito em grande escala da indústria automotiva. O modelo promete autonomia acima de 400 km, com desempenho digno de esportivo.

Tesla Model X pode rodar até 413 km com uma carga completa de bateria

Na versão PD90, mais esportiva, o Model X é movido por uma bateria de íon-lítio e dois motores elétricos nos dois eixos (o da frente gera 262 cv de potência e o traseiro 510 cv), além da tração integral. O conjunto é capaz de impulsionar o veículo aos 100 km/h em meros 3s2. Nesta configuração, a autonomia do SUV com carga completa é de 402 km.

A versão de entrada, 90D, é mais focada na eficiência energética. Com ela, o consumidor poderá rodar até 413 km com a bateria de 90 kWh completa.

Portas ao estilo "asas de falcão" são atrações do modelo

Entre as várias funcionalidades tecnológicas do modelo, as principais são as “asas de falcão”, como a companhia batizou as portas traseiras. Para se diferenciar das icônicas “asas de gaivota” do Mercedes-Benz SLS, Ellon Musk, CEO da Tesla, equipou as portas do Model X com sensores de distância nas laterais do SUV, para calcular a amplitude de abertura das peças (para os lados e para cima).

Sensores adaptam a amplitude de abertura das portas

Para demonstrar a tecnologia na prática, Musk pediu para que um Audi Q7 e um Honda Odissey fizessem um “sanduíche” com o Model X, simulando vaga de estacionamento apertada, e acionou a abertura remota das portas, que precisam de apenas 30 cm de espaço para abrirem.

De acordo com o executivo, a intenção é facilitar a entrada e saída do carro, tornando-o o mais conveniente possível ao evitar contorcionismos comuns na hora de acessar a segunda e terceira fileiras de assentos (problema comum em veículos de sete lugares, como é o caso do Model X). Além disso, as portas da frente também podem abrir e fechar sozinhas, de maneira convencional, mas sem precisar tocar na maçaneta.  

Outro recurso que chama bastante atenção é o ar-condicionado. A Tesla foi além do filtro de pólen do ar exterior e equipou o Model X com uma espécie de “defesa biológica”, que promete eliminar bactérias e vírus do ar que vai para dentro da cabine.

TELÃO
Falando em cabine, o interior do Model X oferece amplo espaço e uma série de configurações de bancos para acomodar bagagens. A central multimídia é um verdadeiro painel digital touchscreen com 17″ que comanda todas as funções do carro e de entretenimento. O sistema de áudio conta com 17 alto-falantes espalhados pelo habitáculo.

O Model X é equipado com câmeras, radares e sensores que monitoram o enterno do SUV em 360º para controlar as funções do piloto automático adaptativo, frenagem autônoma, alerta de manutenção à faixa, assistente para evitar colisão lateral etc.

Model X será vendido por mais de R$ 570 mil nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o primeiro SUV elétrico será vendido entre US$ 132 mil e US$ 142 mil (cerca de R$ 570 mil). Apesar do alto preço, especialmente para os padrões americanos, já existe fila de espera para adquirir a novidade.

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