Em seu mais recente Boletim Técnico, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) preparou um interessante resumo sobre o sistema de telemetria utilizado nos automóveis.
A tecnologia consiste na técnica de processamento e transmissão de dados a distância. Nas provas de automobilismo, por exemplo, algumas informações do carro são enviadas para o engenheiro da equipe, que dessa forma tem condições de avaliar o melhor momento realizar um pit stop ou orientar o piloto quando ele deve acelerar menos para economizar combustível e poupar os pneus.
Os veículos convencionais podem receber um equipamento eletrônico que permite a medição de vários parâmetros, tais como velocidade, rotação do motor, inclinação da carroceria em curva, nível de combustível, embreagem e freio, estado da ignição (ligada ou não).
Essas informações podem ser usadas para gerenciamento do veículo a distância, algo muito importante e vantajoso para quem trabalha com frotas. Isso permite analisar as condições de funcionamento dos automóveis e traçar um perfil das rotas trafegadas e do comportamento dos motoristas.
Dessa forma é possível treinar os condutores para o uso racional do veículo, além de planejar as melhores rotas considerando o relevo, traçado e as condições da pista. Também é possível identificar os trechos com maior risco de acidentes.
A telemetria também ajuda na manutenção, uma vez que permite acompanhar com mais precisão o momento certo para trocar componentes consumíveis, tais como filtros e pastilhas de freio.