Sistema Flex se tornou uma das alternativas para a descarbonização da frota no país
Você é do time etanol ou do time gasolina? A tecnologia flex, que permite o abastecimento do carro com gasolina ou etanol, completou 20 anos de presença no Brasil. Apresentado ao público pela Volkswagen em março de 2003 no Gol Power 1.6 Total Flex, a solução caiu no gosto do brasileiro e hoje está presente em grande parte da frota circulante no país.
Os estudos para a implantação do modelo flex começaram ainda nos anos 1990, mas foi nos anos 2000 que a fabricante alemã iniciou o desenvolvimento do sistema. Segundo a VW, foi apenas nessa época que o investimento passou a fazer sentido por conta da existência da infraestrutura, interesse do consumidor e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores.
Apesar do tempo de presença no mercado, o carro flex se tornou uma alternativa para o futuro, já que o mercado automotivo vem trabalhando em prol da descarbonização, é o que afirma o gerente do programa Way To Zero Center (programa para desenvolver tecnologias com baixa emissão de CO2) , Roger Guilherme.
“Assim como o etanol na década de 1980, o flex foi uma resposta a uma demanda econômica. Agora ele se tornou uma alternativa muito interessante para a descarbonização da mobilidade no Brasil e em países com potencial para produzir esse combustível de forma sustentável”, pontua Roger.