Versão com o emblema Fiat dos Peugeot Expert e Citroën Jumpy, o Scudo será lançado oficialmente no dia 23 deste mês
Se a Fiat “emprestou” o Fiorino para a Peugeot e deu origem ao Partner Rapid, a fusão entre a FCA e PSA para criar a Stellantis irá gerar mais um fruto compartilhado, dessa vez em sentido inverso: o Fiat Scudo será a versão da marca para os modelos já existentes Peugeot Expert e Citroën Jumpy. O novo veículo comercial da Fiat acaba de ganhar um teaser para anunciar seu lançamento no mercado brasileiro, a ser realizado no dia 23 de junho.
O Scudo se posicionará entre o Fiorino e o Ducato na gama. “Totalmente pensado para a rentabilização do negócio de quem compra, o Novo Fiat Scudo trará modernidade, robustez e conforto de automóvel com ótimos custos operacionais para rotinas longas de trabalho, além de poder contar com a grande capilaridade da rede de concessionárias que só a Fiat tem”, diz o comunicado divulgado para a imprensa.
Mais detalhes serão revelados apenas no lançamento. Contudo, assim como aconteceu com o Partner Rapid, o Fiat Scudo deve adotar a mesma motorização dos irmãos franceses. Trata-se do motor turbodiesel 1.5 BlueHDi, de quatro cilindros e 16 válvulas, que produz 120 cv de potência a 3.500 rpm e 30 kgfm de torque a 1.750 rpm. Esse propulsor foi incorporado aos modelos no início deste ano para atender às novas regras de emissões do Proconve L7. O câmbio é manual de seis marchas, com tração dianteira.
Visualmente também são esperadas poucas mudanças. No teaser vemos que a grade será diferente, o que indica uma das leves alterações aguardadas. Seguindo essa mesma lógica, o Scudo deverá ter configurações furgão para carga e para passageiros, lembrando que os franceses possuem ainda a versão Vitré. Neles, a capacidade de carga é de 1.500 kg, com volume útil de 6,1 m³. Na versão para passageiros, são 10 pessoas mais o motorista.
E se a lista de equipamentos também for similar, contará com controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, freios a disco nas quatro rodas, faróis de neblina, luz de rodagem diurna halógena, ajuste de altura dos faróis, ar-condicionado na cabine, banco do motorista com ajuste de altura, controle de cruzeiro, ajuste de altura e distância do volante e sistema de som com rádio e bluetooth.
Atualmente, Expert e Jumpy são fabricado no Uruguai, mas a Fiat não divulgou se o novo modelo seguirá a mesma estratégia ou se terá produção nacional. Os preços também não foram revelados. No caso do Peugeot Partner Rapid, ele chegou ao mercado com uma versão mais barata que o Fiorino. Se isso se repetir, podemos esperar valores maiores sob a marca Fiat.
Foto: Divulgação/Fiat