Modelo da Porsche segue quebrando recordes em diferentes pistas ao redor do globo
Após bater os tempos de pista em Nürburgring Nordschleife, no Circuito Internacional de Xangai e na pista WeatherTech Raceway Laguna Seca, na Califórnia, o Taycan Turbo GT com pacote Weissach conquistou mais uma marca. Agora, o esportivo estabeleceu um novo recorde de volta para veículos elétricos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, sendo a quarta conquista desse tipo, no quarto continente diferente.
O brasileiro Felipe Nasr, tricampeão do IMSA e vencedor da 24 Horas de Daytona em três ocasiões, fez o tempo de 1:42.1 minutos no traçado de 4,3 quilômetros de Interlagos. O novo recorde reduziu em quase oito segundos a marca anterior, estabelecida pelo Taycan Turbo S em 2022, de 1:49.8 minutos, além de superar em quase um segundo o antigo recorde de volta para um carro de produção, que pertencia ao 911 Turbo S, de 1:43.087 minutos.
“Vir direto de uma vitória nas 24 horas de Daytona para Interlagos e pular no novo Taycan Turbo GT foi uma experiência incrível. Eu esperava uma aceleração intensa e um torque brutal, especialmente nas saídas de curva, graças à resposta instantânea do trem de força elétrico — mas o desempenho geral do carro ainda me surpreendeu. Usei o Attack Mode na subida que levava à Curva do Café, logo antes da reta principal, e o carro atingiu 272 km/h no final dela. Saindo da ‘Curva do Sol’, eu já estava passando dos 200 km/h na reta oposta. É incrível a rapidez com que este carro entrega potência e ganha velocidade!”, disse o piloto da equipe Porsche Penske Motorsport.
Os modelos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com pacote Weissach são equipados com um inversor de pulso mais potente, que utiliza carboneto de silício como material semicondutor no eixo traseiro, alcançando uma potência máxima temporária de 1.108 cv. O modo Attack, ativado por botão, oferece um incremento de até 163 cv por até 10 segundos.
O Taycan Turbo GT também tem redução de peso, eliminando até 75 kg em comparação com o Taycan Turbo S, devido ao uso extensivo de fibra de carbono em diversos componentes. A versão com o pacote Weissach foi projetada especialmente para a pista e, para diminuir a massa, retira o banco traseiro.
No mercado brasileiro, a linha 2025 do Taycan conta com dez opções diferentes e escolha entre carroceria do tipo sedã ou perua. Os preços sugeridos partem de R$ 820.000 na versão base e chegam a até R$ 1.535.000 na versão Turbo GT com pacote Weissach.