SUV japonês entra onde ninguém pode entrar e é feito para clientes tradicionais
texto e fotos: Marcos Camargo Jr.
O universo dos 4X4 tem muitos fãs no Brasil e a Suzuki tem longa história com esse público fã de Pajero, S-Cross e tantos carros com tração integral que fazem sucesso. Nos anos 1970 a marca japonesa lançou um pequeno veículo que segue vivo até hoje embora tenha espaço restrito por aqui. O Jimny 4Style é uma versão civil bem diferente de um “jipe” ou do que ele sugere. De dimensões sempre reduzidas, rodas na cor preta aro 16 e a cor branca com teto preto, o Jimny 4Style tem muita personalidade embora não seja exatamente um carro moderno.
Ele cabe em qualquer vaga mas não faz questão de acelerar forte, nem consumir pouco ou oferecer o mais moderno pacote de itens de série. Nada disso. No entanto, é fora da estrada que ele se mostra capaz de fazer o que só carros bem maiores com tração 4X4 conseguem.
Com seus 3,68m de comprimento e 2,25 de entre eixos não dá para esperar muito espaço do Jimny 4Style. O porta malas é mínimo com 85 litros e rebaixando os bancos traseiros bem estreitos o espaço sobe para 330 litros. Além disso tem 1,64m de largura e 1,77m de altura sendo bem estreito mas é favorecido pelo ângulo de ataque de 36º, o de saída de 48º e o de rampa é de 28º com vão livre em relação ao solo é de 24,3cm.
Por dentro ele é simples cheio de linhas retas e se nota a ausência de itens que estão ficando comuns como painel digital, sistema de assistência à condução e head up display. O Jimny é essencial e a partida por chave fixa com alarme é mais um sinal dos tempos para ele. O velocímetro analógico tem só uma pequena porção digital e de fato não há um sistema de frenagem automática, alerta de ponto cego ou sensor dianteiro. Só câmera de ré na multimídia e nada mais.
O Jimny Sierra tem central multimídia JBL com Android Auto e Apple Car Play com cabo, câmera de ré, computador de bordo bem simples com instrumentação amarela sobre mostradores analógicos, controle de cruzeiro (não adaptativo) e faróis e lanternas de LED. Além da tração 4×4 com reduzida o Sierra tem assistente de partida em rampas e controle de descida, freios ABS, controle de estabilidade e tração e duplo airbag frontal. Sim, somente dois airbags.
Motor consagrado a gasolina
Esqueça turbina ou mesmo motor três cilindros. O Jimny 4Style tem motor quatro cilindros montado em posição longitudinal com 1.462cc de 108cv e 14kgfm de torque alimentado por gasolina, sem injeção direta. Até a bateria é do tipo que requer manutenção com verificação do nível de água desmineralizada.
Com apenas 1.130kg, o Jimny 4Style evolui lentamente se exigido. Embora o câmbio tenha a primeira relação bem longa com trocas bem perceptíveis, é no estilo que ele conquista. A posição de dirigir é sempre alta e sem muita possibilidade de ajuste mas bem confortável.
Os pneus 215 são borrachudos e cumprem bem o papel e basta sair da estrada para ver do que o Jimny é capaz. E surpreende. Sobe em qualquer lugar e não exige muito espaço para nada nem para manobras já que esterça por completo em 9,8m. Ou seja: cabe em qualquer lugar, sobe em qualquer ladeira e passa por onde ninguém passa com tamanha desenvoltura.
O Jimny é caro na faixa dos R$ 190 mil mas a rede Suzuki tem feito algumas ações promocionais para o jipinho. Há muitos carros interessantes na mesma faixa de valor onde se compra um SUV médio ou um sedã médio. Ele também é um pouco mais caro que um Jeep Renegade T270 com tração 4X4 mas de fato sua capacidade off road supera e muito o Renegade, que irá bem no asfalto, não fará feio na lama mas não contará com a mesma habilidade de sair da via pavimentada e enfrentar o atoleiro. Seja como for o Jimny 4Style tem seus fãs e clientes bem tradicionais como a Suzuki bem cultiva com cerca de três décadas de atuação por aqui.