?VÍDEO: reportagem da CARRO ONLINE compara HR-V e Civic

O sucesso dos SUVs obliterou os tradicionais sedãs médios, que até pouco tempo atrás eram tidos como objetos do desejo da classe média brasileira. O avanço do segmento pode dizer muito da mudança de percepção sobre a vida urbana dos consumidores, que querem carros cada vez mais polivalentes, com espaço, robustez, versatilidade e conforto, sem abrir mão de desempenho. Tudo isso num pacote compacto.

O HR-V, SUV compacto da Honda (que talvez seja melhor definido como crossover, ou seja, une características de utilitário às de um carro de passeio) é o atual líder no segmento. Como destacamos em nosso especial sobre SUVs, o modelo já teve 22.002 unidades emplacadas até julho deste ano e tornou referência no segmento. 

Embora compartilhe a plataforma do monovolume Fit e do sedã compacto City, suas dimensões o deixam próximo de um segmento superior, o dos sedãs médios. A somatória das suas medidas internas, por exemplo, é maior que a do Civic. 

HR-V lidera entre os SUVs, com 22.002 unidades vendidas no ano

Modelo: Honda HR-V EX
Preço: R$ 82.400
Motor: 1.8 de 140 cv e 17,4 kgfm
Câmbio: CVT
Principais equipamentos: Controles de estabilidade e tração, trio elétrico, direção elétrica, ar-condicionado, piloto automático, central multimídia, câmera de ré e freio de estacionamento elétrico

Equipado com motor 1.8 de 140 cv e 17,4 kgfm de torque, além de oferecer amplo espaço interno e conforto para até cinco ocupantes, o desempenho do HR-V não decepciona. Ainda que o câmbio CVT gere ruído mais elevado quando se pede giro alto do motor e  demore um pouco para embalar o carro, não há prejuízo ao prazer de dirigir. 

POR QUE NÃO O CIVIC?
O que pode assustar o consumidor é o preço do HR-V. Sua versão intermediária EX chega a ser R$ 3.000 mais cara do que a equivalente em equipamentos do Civic, a LXR. Os itens de série de ambos são quase os mesmos e, em desempenho, o sedã leva a melhor, com um motor 2.0 de 155 cv de potência. E ainda que precise de uma atualização (que deve chegar no ano que vem), o Civic proporciona um ambiente mais refinado aos passageiros.

Civic LXR é mais barato que versão intermediária do HR-V

Modelo: Honda Civic LXR
Preço: R$ 79.400
Motor:  2.0 de 150 cv e 19,5 kgfm
Câmbio: Automático, 5 velocidades
Principais equipamentos: Controles de estabilidade e tração, trio elétrico, direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas, piloto automático, central multimídia e câmera de ré

Na prática, é possível entender o porquê do sucesso instantâneo do HR-V. A despeito do preço e do desempenho inferior, ele oferece convivência mais amigável. A posição de dirigir agrada a um perfil de público mais abrangente, a acomodação dos bancos é mais vertical e a maior altura livre do solo aumenta o conforto a bordo. Além disso, a versatilidade da cabine, com bancos que rebatem até formar um assoalho plano com o bagageiro, facilita a vida do consumidor em viagens. 

É tudo que a classe média urbana brasileira quer de um carro, certo?

Share This