A Jaguar está evidentemente preocupada em criar para si a imagem de uma marca de luxo com foco em esportividade. Isto foi explicitado durante o lançamento do sedã médio XE no Brasil e agora é pauta para o inédito SUV da marca, O F-Pace, que será apresentado em Frankfurt, Alemanha, em setembro.
Na última sessão de fotos do carro a companhia faz questão de frisar a “dirigibilidade excepcional” do crossorver, graças, majoritariamente, às suspensões compostas por triângulos sobrepostos na frente e Integral Link atrás. Além, é claro, dos recursos eletrônicos, como o Torque Vectoring, que distribui a força gerada pelo motor da melhor maneira possível entre as rodas em curvas, a fim de aumentar a precisão do veículo, e o torque sob demanda por meio da tração integral.
É por isso que a Jaguar defende fervorosamente que o F-Pace foi “feito para quem ama dirigir”. De acordo com a companhia, ele vai oferecer “um conjunto de agilidade e conforto que não é páreo a qualquer coisa no segmento”. Tratam-se de todas as tecnologias emprestadas do ícone esportivo atual da marca, o F-Type.
A arquitetura feita de alumínio (que deve seguir o mesmo índice acima dos 70% do XE) de fato é um meio eficaz de aprimorar a dinâmica do carro sem comprometer o conforto, uma vez que este tipo de material é leve e mais resistente. Logo, sua rigidez torcional deve atingir mesmo um equilíbrio entre respostas precisas e comodidade.
“Nós não cometemos nenhum sacrifício ou exceções. Nós testamos o F-Pace ao seu limite em todos os ambientes e condições e o resultado é que ele é tão empolgante quanto confortável e silencioso para dirigir”, definiu Mike Cross, responsável pela engenharia de integridade veicular da Jaguar.