A Fiat anunciou nesta segunda-feira (12) que vai ressuscitar o nome Tipo, que no Brasil foi de um hatch médio de muito sucesso no século passado, para seu novo sedã global, até agora conhecido como Egea. Apresentado no último Salão de Istambul, o conceito será inicialmente fabricado na Turquia e vendido com o icônico nome em alguns mercados da Europa, no Oriente Médio e na África. As informações são do site Carscoops.
O novo Tipo chegará a mais de 40 países para substituir o sedã Linea, cujo lançamento também aconteceu primeiro na Turquia, em 2007. Medindo 4 cm a mais na distância entre-eixos (2,64 m), o Tipo é uma aposta da Fiat para brigar num segmento em que nunca atingiu protagonismo, e onde reinam concorrentes como Toyota Corolla e Honda Civic.
De acordo com a fabricante, o Tipo terá quatro opções de motor, sendo duas a diesel e duas a gasolina, com potências entre 95 cv e 120 cv. Todas poderão ser acopladas a transmissões manuais ou automáticas. A capacidade de carga é de 510 litros no bagageiro (10 l mais que no Linea).
E NO BRASIL?
O novo sedã médio da Fiat será produzido inicialmente em Bursa, na Turquia. Recentemente, alguns sites noticiaram que o Tipo também seria feito em Goiana (PE), de onde já sai o Jeep Renegade e que prepara a chegada da picape Fiat Toro). No entanto, um representante brasileiro da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) ouvido por CARRO ONLINE nesta segunda-feira (12) afirmou que o modelo não será vendido em nosso mercado.
Nosso informante garantiu que, “entre as várias novidades da Fiat para breve”, o Tipo não está incluído nem mesmo como produto de outra marca do grupo — poderia chegar como Dodge ou Chrysler. “Não vem”, garantiu. Fica em aberto qual seria a solução para aposentar o malsucedido Linea por aqui.
Depois da Toro, os lançamentos da FCA no Brasil serão um SUV da Jeep acima do Renegade, possivelmente do porte do atual Compass, e um carro supercompacto, este com a marca Fiat, para rivalizar com Volkswagen up! e, de um modo geral, modelos com menos de 3,8 metros de comprimento e motores de 1 litro com três ou quatro cilindros.