Leapmotor deve desembarcar já nesse ano no Brasil
Durante o anúncio de investimentos bilionários no Brasil, a Stellantis, que é dona das marcas Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep, Abarth e Ram, informou que a chinesa Leapmotor estará presente no mercado brasileiro. Todavia, Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América Latina, não cravou quando os modelos elétricos serão oferecidos por aqui. “A estratégia com Leapmotor traz duas novidades: a nova marca e novas tecnologias. Estamos trabalhando para trazer a marca, mas também gostaria de enfatizar que nós temos um cuidado forte em desenvolver nosso próprio “brand”. Iremos trazer, mas falaremos depois”, disse o executivo.
Leapmotor
Essa nova marca chinesa pode ser uma ofensiva do gigante grupo europeu contra as montadoras chinesas como BYD e GWM, que tem ido bem nas vendas por aqui e, também, na Europa, onde a Leapmotor também irá atuar. Inclusive, estará presente em países como Alemanha, Holanda, Bélgica, Grécia, Itália, Romênia, Espanha, Portugal e França. Por lá, o primeiro carro a ser vendido é o T03, um pequeno elétrico com preço abaixo dos 20 mil euros. Nesse preço a Stellantis só atua com o Citroën e-C3 que mesmo assim sai a partir de € 23,3 mil.
Além disso, a Stellantis comprou 51% da marca chinesa para ter mais competitividade no segmento de elétricos na China. Ao todo, o grupo pagou R$ 8,3 bilhões, o que permite a Stellantis utilizar a tecnologia da Leapmotor, bem como ter direitos sobre a produção, venda e exportação para outros países, como irá acontecer. Desta forma, essa nova marca chinesa deve chegar aos mercados da Índia, Oriente Médio, África e América do Sul, incluindo Brasil e Chile. Dois modelos devem estar nas exportações pelo mundo: T03 e C10.
“Mobi elétrico”
O Leapmotor T03 pode ser facilmente comparado com o Fiat Mobi, uma vez que tem tamanho parecido. Por ser eletrificado, o pequeno compacto irá brigar diretamente com o Dolphin Mini, que apenas em abril deste ano teve 3.143 unidades comercializadas, segundo a Fenabrave. Também concorrerá com o Renault Kwid E-Tech, produzido na China e trazido para o Brasil, e com os outros chineses Caoa Chery iCar e JAC E-JS1.
O compacto elétrico chinês da Stellantis vem equipado com motor elétrico de 109 cv e 16 kgfm de torque, permitindo fazer de zero a 100 km/h em apenas 12 segundos e atingindo a velocidade máxima de 120 km/h. Equipado com bateria de íons lítio de 41,3 kWh, o T03 tem autonomia de até 280 km no ciclo de testes europeu WLTP.
Rival do Yuan Plus
Já registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, o Leapmotor C10 é um SUV vendido no mercado chinês com opções híbridas e 100% elétricas. No Brasil, o crossover, que deve concorrer com o BYD Yuan Plus, deve ser vendido apenas em versão elétrica, já que a Stellantis tem planos de produzir modelos híbridos no território nacional utilizando a plataforma BIO-Hybrid. Portanto, é esperado que o C10 tenha motor de 231 cv e autonomia de até 530 km com uma carga na bateria.
Elétricos da Stellantis no Brasil
Atualmente, a Stellantis vende no mercado brasileiro os veículos 100% elétricos Fiat 500e, Peugeot e208, e2008, e-Expert e Citroën ë-Jumpy.