ZF Superbanner - 13.08-13.11

Fusão FCA PSA Stellantis

Com união de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, novo grupo será o quarto maior fabricante de automóveis do mundo

 

Acionistas da Fiat Chrysler Automóveis e do PSA Groupe votaram a favor da fusão dos dois grupos e da criação da holding Stellantis, que será a quarta maior fabricante de automóveis do mundo, avaliada em US$ 52 bilhões.

Com autorizações regulatórias já concedidas em dezembro pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu, a expectativa é que a fusão seja concretizada em 16 de janeiro próximo. As ações da Stellantis começarão a ser negociadas nas Bolsas europeias no dia 18 de janeiro e, nos Estados unidos, no dia seguinte.

A fusão entre FCA e PSA resultará no agrupamento de 13 fabricantes sob a mesma administração. São elas: Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Peugeot, Citroën, Opel, DS e Vauxhall. A Stellantis será a quarta maior fabricante de automóveis do mundo em volume, atrás apenas de Volkswagen, Toyota e da aliança Renault-Nissan.

A estratégia de posicionamento das marcas da Stellantis ainda não foi oficialmente divulgada. A expectativa é de que haja compartilhamento de componentes (como plataforma e motores) nos novos projetos. Na Europa, a FCA já teria informado fornecedores que os futuros compactos da empresa utilizarão a plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208 de segunda geração.

Um dos modelos cotados para ser construído na plataforma da PSA é o sucessor do Fiat Punto, a partir de 2023. O hatch compartilharia muito do visual e toda a mecânica com o Peugeot 208 e o novo Opel Corsa, incluindo versão 100% elétrica.

No Brasil, a base CMP dará origem a três modelos da Citroën em Porto Real (RJ) a partir de 2021. Na Argentina, o novo 208 já é fabricado na mesma plataforma, com adaptações para redução de custos (em relação ao europeu).

Fotos: Divulgação

Share This