ZF Superbanner - 13.08-13.11

SSC Tuatara

Após acusações, marca admitiu que marca de 508 km/h da primeira tentativa era “imprecisa” e refez o teste

 

O recorde de veículo mais veloz do mundo, quebrado pelo hiperesportivo SSC Tuatara em 2020, rendeu muitos questionamentos na internet sobre a veracidade da marca atingida, de 508,73 km/h. Três meses depois do feito, a fabricante estadunidense admitiu que os dados eram “imprecisos” e refez a prova de velocidade máxima. No segundo teste, acompanhado por auditoria contratada pela empresa, o modelo alcançou a marca oficial de 455,3 km/h.

O novo teste foi realizado no último dia 17 de janeiro, em uma pista de pouso utilizada pela Nasa na Flórida, nos Estados Unidos. A auditoria foi feita pela Racelogic, fabricante do equipamento de medição via satélite VBOX (o mesmo utilizado pela CARRO nos testes de pista). Segundo a empresa, a variação da velocidade real registrada pelo VBOX é de apenas 0,09 km/h (para mais ou menos), o que mostra o nível de precisão do equipamento.

Para guiar o modelo nesta segunda tentativa, a SSC optou por Larry Caplin, primeiro comprador do carro. A velocidade do recorde oficial é contabilizada com a média aritmética de duas passagens, sendo uma em cada direção da pista, para neutralizar o efeito aerodinâmico da direção do vento. Na primeira passagem deste segundo teste, o SSC Tuatara alcançou 450,1 km/h de máxima; na volta, 460,4 km/h. Portanto, a média final é de 455,3 km/h, superando o então recordista Koenigsegg Agera RS, que detinha a ponta com 447,19 km/h.

Como é o SSC Tuatara

O SSC Tuatara possui motor 5.9 V8 biturbo, capaz de entregar 1.774 cv de potência com E85 (mistura de 85% de etanol/15% gasolina). O câmbio (fornecido pela italiana Cima) é automatizado de 7 marchas e promete trocas manuais em tempo inferior a 100 milisegundos. 1.247 kg. A marca não divulga dados de aceleração de 0 a 100 km/h.

Com desenho assinado pelo designer Jason Castriota, o hiperesportivo possui baixíssimo coeficiente de arrasto aerodinâmico, de apenas 0.279. Com produção limitada a 100 unidades, o SSC Tatuara possui preço inicial de 1,625 milhão de dólares, o equivalente a mais de R$ 9 milhões na conversão direta.

Veja abaixo o vídeo com o novo teste de velocidade do Tuatara:

Fotos: Divulgação

Share This