ZF Superbanner - 13.08-13.11

Android Auto

A Hyundai anunciou nesta terça-feira (26) que o Sonata é o primeiro carro a oferecer a central multimídia do Google. O sistema Android Auto está disponível como opcional no modelo 2015 do sedã vendido nos Estados Unidos. As informações são do site Automotive News.

Siga-nos: twitter.com/carroonline

O lançamento da nova central multimída caracteriza uma vitória para a companhia coreana, uma vez que ela foi a primeira a oferecer o equipamento em sua gama de produtos numa disputa que envolvia Audi, General Motors e Honda. As quatro empresas compõem um grupo chamado de Open Automotive Alliance, reunido pelo próprio Google, para desenvolver o Android Auto nos carros. 

A notícia também agrada a gigante de tecnologia, já que a sua principal concorrente, a Apple, ainda não está presente em nenhum automóvel comercializado no varejo. O sistema CarPlay pode ser oferecido na indústria pioneiramente pela própria Hyundai, que já estima possuir a central no Sonata em breve. Marcas como a Volkswagen, BMW, Volvo, Ford e General Motors também trabalham com a Apple para ter o CarPlay em seus modelos. 

Para Cason Grover, gerente senior da Hyundai no departamento de conectividade, os consumidores não vão querer ficar sem o Android Auto a partir do momento que o experimentarem pela primeira vez. Para exemplificar a comodidade que ele oferece, Grover contou que tão logo se conectou ao sistema, o próprio Android Auto o perguntou se ele gostaria que o coordenasse até o aeroporto, já que a central identificou que o executivo tinha um vôo marcado no Google Calendar para aquela hora. 

“Em poucos anos isso [o Android Auto] será ubíquo na indústria”, estima Grover. “E nós temos uma grande oportunidade sendo os primeiros a oferecê-lo, porque isso poderá ser um diferenciador nosso durante algum tempo. Penso que os consumidores vão perceber logo os benefícios dessa tecnologia e verão a razão para procurar veículos que a ofereçam.”

O Google apresentou pela primeira vez o Android Auto durante uma conferência em junho do ano passado. Basicamente, a central permite que o usuário reproduza todas as funções de seu smartphone na central multimídia do carro. Diferentemente de outras soluções que servem apenas como um “espelho” do aparelho no sistema do carro, a vantagem do Android Auto é toda a conectividade e compartilhamento que ele pode desempenhar com o celular do usuário, além de abrigar aplicativos como Spotify (e, futuramente, quem sabe, o Waze, já que ele pertence à empresa).  

Hyundai Sonata 2015

Share This