O site Motor Authority divulgou nesta quinta-feira (23) fotos de um flagra do protótipo do inédito Volvo XC40. O futuro SUV compacto da marca sueca vai estrear uma nova plataforma modular que a companhia desenvolveu em conjunto com a chinesa Geely (que adquiriu a Volvo em 2010).
A plataforma CMA (Compact Modular Architecture) terá, além da modularidade, a possibilidade de eletrificação, conectividade e recursos de condução autônoma como principais destaques. Ela já foi utilizada pela Geely quando a marca chinesa apresentou o conceito 01 de uma nova submarca de luxo da companhia, a Link & Co.
Quanto às motorizações do XC40, espera-se que ele tenha um leque abrangente que englobe motores de três cilindros e baixa cilindrada sobrealimentados (a gasolina e a diesel) até uma versão híbrida a exemplo da T8 do XC90.
O inédito SUV compacto da Volvo chegará ao mercado no ano que vem, já como modelo 2019. Da plataforma CMA ainda sairão um inédito sedã compacto, o S40 e a nova geração do V40. Os modelos serão feitos na fábrica sueca na Bélgica, em Ghent, e provavelmente na China, num local compartilhado com a Geely.