Função: elas aumentam a aderência
Os automóveis muitas vezes não têm os pedais que agradam os motoristas, seja pela aderência, formato, tamanho ou visual. A instalação de pedaleiras esportivas permite melhor a “pegada”. A qualidade da condução também pode ser melhorada com o uso de pedais mais adequados.
Material: com rebites e parafusos
Existem pedaleiras de parafuso e as rebitadas. Para equipá-las, você precisará de furadeira elétrica, broca de 3 mm, rebitadeira manual (para os rebites), chave de fenda na medida dos parafusos (para os parafusos), alicate universal, pano de limpeza, fita dupla face e tesoura. A fita dupla face ajuda a manter a peça fixa na hora de fazer os furos.
Instalação: Na hora da fixação
Retire as capas de borracha dos pedais. Puxe a parte de cima na sua direção e empurre para baixo para “descalçá-las”. Depois, limpe os pedais e cole a fita dupla face na área onde as pedaleiras serão apoiadas. Os pedais de freio e embreagem possuem um furo inferior e um onde estava encaixada a capa de borracha. Você pode utilizá-los se “baterem” com os da pedaleira. Coloque-a na posição certa e faça os furos complementares. Aproveite os furos da pedaleira como guia para inserir a broca. Feitos os furos, é hora de fixar os parafusos com as arruelas.
Dicas: sem furos a mais
Alguns carros contam com pontos específicos para os parafusos que irão sustentar o novo acessório. Evite fazer furos extras nessa região para não depreciar o carro. Um velcro autoadesivo pode resolver o problema e sua retirada é simples.