Você leu há dois meses aqui na CARRO que a Nissan está vendendo uma inédita versão turbo do Sentra nos Estados Unidos. Não satisfeita com a novidade na gama do sedã, a fabricante japonesa tratou de mostrar outra novidade: uma inédita versão Nismo do carro. O braço de preparação da companhia, conhecido pelo seu trabalho com o Godzilla (o GT-R Nismo) resolveu dar um apimentada no modelo familiar, mas não espere um motor monstruoso.

Nissan Sentra Nismo é mostrado em Los Angeles

O motor do Sentra Nismo é o mesmo 1.6 turbo que equipa o SR. Trata-se de um bloco de alumínio, de quatro cilindros em linha com quatro válvulas cada um, disposto de duplo comando (variável) do cabeçote e taxa de compressão de 10,5:1. Dele são extraídos 190 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, a partir das 1.600 rpm (estendendo-se até às 5.200 rotações).

Motor 1.6 turbo gera 190 cv de potência

As opções de câmbio podem ser manual de seis marchas ou continuamente variável Xtronic.

Mas o trabalho mais pesado da Nismo no Sentra foi em relação à sua dirigibilidade e a preocupação de torná-lo mais rápido ao contornar curvas e eficiente na hora de transmitir sua força às rodas no chão.

Interior possui acabamento com detalhes imitando fibra de carbono

Para atingir estes objetivos, a Nismo focou no aprimoramento do chamado “downforce” (ou aumentar a força vertical sobre as rodas, para obter mais aderência) do carro, por meio da redução de 10 mm na altura do carro, além da instalação de um aerofólio, spoiler dianteiro e revisão dos parachoques. Com isso, o Sentra Nismo é 30% mais eficiente em aderência, ainda que o coeficiente de arrasto tenha permancido o mesmo (0.29 Cd).

Câmbio manual é opção para o Sentra Nismo

Além disso, toda a estrutura do chassi do carro foi reforçada para entregar mais rigidez torcional em curvas, o que, na prática, entrega uma plataforma nova para o Sentra Nismo, beneficiando-o de um conjunto de suspensões especialmente feito para ele. Por exemplo, só o Sentra Nismo tem amortecedores monotubo, que possuem melhor eificência para estabilizar o carro em condições mais extremas. Além disso, o conjunto de molas também é reforçado.

Bancos esportivos exibem inscrição Nismo

Visualmente, o Sentra Nismo também recebeu a atenção do braço esportivo da companhia japonesa. Além dos já citados acessórios funcionais, o modelo traz rodas exclusivas e faróis de LED. No geral, a abordagem da personalização do carro segue uma linha mais “sleeper”, ou seja, não parece ser tão visceral quanto as mudanças mecânicas podem proporcionar ao sedã (ao menos no papel…).

Personalização é mais sutil do que o esperado na versão Nismo

O Sentra Nismo foi mostrado no Salão de Los Angeles e será vendido em 2017 nos EUA, importado da planta de Aguascalientes, no México (o motor vem de Yokohama, no Japão). 

Share This