O mercado de carros seminovos e usados gera algumas incertezas. Uma delas é pensar no que os donos anteriores podem ter feito de “mal” ao carro; outra é a qualidade da manutenção. Por isso, muita gente prefere gastar mais para ter um zero KM e a certeza de que ninguém andou antes com ele.
Mas isso pode estar ficando no passado: garantias mais longas oferecidas por algumas montadoras tornaram possível comprar — por exemplo — um carro ano-modelo 2013, que já sofreu a maior parte de sua desvalorização, com cobertura até o final de 2019 (desde que tenha sido comprado zero no final daquele ano).
“O cliente se sente mais seguro comprando um veículo que ainda tem dois, três ou até quatro anos de garantia”, conta Ingrid Alves, consultora da rede SP Japan da Honda. “Caso eu tenha dois carros de mesmo modelo e em estado de conservação parecido, um dos diferenciais é a garantia de fábrica, que também o faz valer mais na troca”, afirma.
“O consumidor quer segurança para o futuro, e o fato de um seminovo ter garantia de fábrica por mais alguns anos é bem determinante na escolha”, confirma o consultor Paulo Moreira, de uma loja da rede Toyota Caltabiano.
A Hyundai oferece garantia de cinco anos em toda linha HB20 (hatch, aventureiro e sedã compacto). Assim, é possível encontrar um HB20 2012/13 com garantia até 2018, equipado com motor 1.0 de 80 cv e com preços entre R$ 32,9 mil e R$ 34 mil. A lista de equipamentos é interessante e pode ser decisiva na comparação com um zero KM de mesmo preço: ar-condicionado, direção hidráulica, bancos com regulagem de altura, rodas de liga leve, travas, vidros e retrovisores elétricos.
Já um HB20X 12/13 com apenas 18 mil km rodados e também com três anos de garantia pode ser comprado por R$ 45.990, equipado com motor 1.6 de 128 cv. A reportagem encontrou ainda um sedã HB20S com preço bem próximo da Tabela Fipe, de cerca de R$ 39 mil. A unidade cotada tem apenas 26,5 mil km e motor 1.0 de 80 cv, com boa lista de equipamentos.
CHINESES
Uma boa dica é não ter preconceito com os carros chineses que estão no mercado brasileiro. Muitos atendem bem à proposta do segmento em que atuam e trazem bons equipamentos de série. É verdade que a desvalorização é alta e o mercado de reposição é mais restrito pelo baixo volume de vendas, mas a garantia original de até seis anos é um diferencial importante.
É o caso da JAC, que estreou no Brasil oferecendo seis anos de cobertura para todos os seus carros. Um hatch J3 ano 12/13 tem preço de R$ 23.156 na Fipe, mas pode ser tranquilamente encontrado por R$ 5 mil a menos (sim, por menos de R$ 20 mil) e com quilometragem baixa.
CARRO ONLINE cotou uma unidade com 55 mil km rodados e motor 1.4 de 108 cv e câmbio manual de cinco velocidades. Tem ar-condicionado, direção hidráulica, sensor de estacionamento, rádio, vidros, travas e retrovisores elétricos. Mas o mais importante é que a garantia de fábrica vai até 2019.
A “generosidade” da JAC ajuda os revendedores. “Um carro importado sem garantia de fábrica é muito complicado de vender, pois o cliente gastará mais com a manutenção e não quer assumir o risco”, relata Moreira, da Caltabiano.
O sedã J5 ano 12/13 tem preço de R$ 34.881 na Fipe, mas existem ofertas com valores bem abaixo disso e garantia de fábrica até 2019. Um carro encontrado pela reportagem (com motor 1.5 de 125 cv e câmbio manual) tinha 38 mil km rodados e um pacotaço com ar-condicionado, direção hidráulica, bancos com regulagem de altura, rádio com entrada para CD e MP3, controle de tração, sensor de estacionamento, volante com regulagem de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos. Achamos também uma minivan J6 por volta de R$ 34 mil (o preço é o mesmo para cinco ou sete lugares e motor 2.0) com garantia até 2018 (ano 11/12).
LIFAN SEGURA ATÉ 2019
Além da JAC, a chinesa Lifan, que chegou ao Brasil depois, tem seminovos no mercado com garantia até 2019.
O utilitário X60, que foi reestilizado recentemnete, pode ser ideal para quem busca um carro maior. O preço Fipe do modelo 12/13 é de R$ 48.711, mas o mercado joga esse valor para baixo. O SUV tem motor 1.8 de 128 cv e lista gorda de equipamentos (ar-condicionado, bancos com regulagem de altura, direção hidráulica, teto solar, rodas de liga leve, sensor de estacionamento, volante com regulagem de altura, bancos de couro, kit multimídia, câmera de ré, GPS, entre outros).
REAÇÃO DAS GRANDES
As montadoras tradicionais também já oferecem um prazo de garantia de fábrica razoável que reflete no mercado de revenda — principalmente depois do barulho causado pelas chinesas e pela Hyundai com as garantias de cinco e seis anos.
General Motors, Ford, Honda e Volkswagen dão cobertura de três anos sem limite de quilometragem, o que pode ser conveniente para os consumidores que desconfiam do segmento de usados. “O seminovo com garantia nos ajuda na hora de argumentar com o cliente porque traz confiança para ele”, confirma Paulo Silva, consultor de uma concessionária Volks. Geralmente sobram um ou dois anos de cobertura no seminovo.
No caso da GM, o Chevrolet Onix 12/13 terá garantia até o final de 2016 e pode ser encontrado por cerca de R$ 30 mil, mesmo com o preço da Fipe sendo de R$ 32.120. A reportagem cotou um carro na versão LT com 67 mil km rodados (motor 1.0 de 80 cv e câmbio manual de cinco velocidades), com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos. Pela Honda, o preço médio do Fit 12/13 com motor 1.4 de 101 cv fica em torno de R$ 38.600, com garantia também até o final de 2016.
Uma das opções para quem busca um Ford usado é o Focus. Um 12/13, de segunda geração mas com quilometragem baixa e muito equipado (motor 1.6 de 115 cv e câmbio manual de cinco marchas), vale pouco menos de R$ 40 mil, segundo a Fipe, mas é fácil encontrar unidades mais baratas. CARRO ONLINE encontrou uma por R$ 37,9 mil, apenas 38 mil km rodados e com ar, banco com regulagem de altura, computador de bordo, direção hidráulica, rodas de liga leve, volante com regulagem de altura, vidros, travas e retrovisores elétricos.
CUIDADOS NA HORA DA COMPRA
Na hora de aproveitar as opções de seminovos com garantia é preciso tomar alguns cuidados para ter certeza de que o antigo dono não perdeu a cobertura, bem como para preservá-la até a hora de trocar de carro novamente. Todas as revisões obrigatórias devem ter sido feitas em autorizadas da marca, e sempre dentro dos prazos estipulados pela montadora. É possível conferir isso no manual do proprietário, mas não custa consultar a fabricante (nesse caso, o vendedor precisará colaborar e liberar alguns dados do carro).
Modificações feitas por conta podem cancelar a garantia de fábrica: mexer no sistema de som, no motor e na suspensão pode dar problema. Até o óleo deve ser trocado no prazo indicado pela montadora.
Se o carro usado não tiver garantia de fábrica, o revendedor tem obrigação legal de dar cobertura de três meses para motor e câmbio.