Os carros tecnológicos que vemos nas ruas hoje são recheados de modernos sistemas de segurança, “mimos” e outros recursos para quem os dirige. Os consumidores podem pensar que se tratam de itens desenvolvidos recentemente, pela engenharia contemporânea. Mas o que muitos não sabem é que várias dessas tecnologias são antigas. Algumas datam de séculos atrás. 

CARRO ONLINE separou dez exemplos de tecnologias que já estão difundidas atualmente, mas têm origem distante. Veja a lista abaixo:

  • DIREÇÃO HIDRÁULICA

Ela já está sendo substituída pela elétrica, é verdade. Mas a inclusão da direção hidráulica nesta lista se dá pela data em que ela foi desenvolvida pela primeira vez. Apesar de os fatos serem controveros, existem relatos de que a tecnologia pode ter aparecido pela primeira vez em meados 1876. A direção com assistência hidráulica foi popularizada com Francis W. Davis, trabalhador de uma autopeças americana. Depois de altos e baixos, e alguns acordos desfeitos, a tecnologia de Davis foi finalmente produzida em série para tanques de guerra T 17, na década de 1940.

O primeiro carro produzido em série com a direção hidráulica foi o Chrysler Imperial. E pensar que um recurso tão antigo quanto esse não vinha de série nos carros populares apenas poucos anos atrás…
 
O Chrysler Imperial foi o primeiro com direção hidráulica de série

  • CARRO HÍBRIDO

Ferdinand Porsche e Ludwig Lohner, os visionários por trás da Porsche, desenvolveram em 1901, o primeiro carro híbrido do mundo. “Semper Vivus”, como foi batizado o protótipo do veículo, apareceu pela primeira vez na Feira Mundial de Paris naquele ano. Na época, o modelo contava com dois motores de 2,5 cv — um para acionar um gerador que alimentava dois motores elétricos de cubo de roda e outro para tocar a bomba d’água para arrefecer os dois motores. O Semper Vivus possuía autonomia de 50 km.  

O Semper Vivus, da Porsche, foi o primeiro carro híbrido do mundo

  • INJEÇÃO ELETRÔNICA   

A injeção eletrônica surgiu como a substituta do carburador. Eficiente, a tecnologia dosa a quantidade de combustível para a sua mistura com o ar, antes admitida ao motor. Criada em 1912 para motores a diesel por Robert Bosch, ela  já passou por diversas modificações ao longos dos anos. Da forma como o conhecemos, o sistema começou a ser desenvolvido em 1950, pela Bendix Corporation. Em 1958, em parceria com a Chrysler, a injeção eletrônica foi lançada nos modelos 300D, DeSoto Adventurer, Dodge D-500 e no Plymouth Fury.

O Plymouth Fury foi um dos carros que primeiro recebeu a injeção eletrônica

  • FAROL DIRECIONAL

Antes ajustado mecanicamente, o farol direcional virou realidade em 1930. E foi “inaugurado” em 1955, no Citroën DS19. A tecnologia fez com que a luz do farol acompanhasse o movimento de esterçamento das rodas dianteiras.

 Desenvolvido na década de 30, o primeiro carro lançado com a tecnologia foi o Citröen DS19

  • AR-CONDICIONADO

Ainda que primitiva — se comparada à tecnologia que equipa o seu carro  — o ar-condicionado veicular surgiu, primeiramente, no modelo ’Town Car’, da Packard Motor Car Company, em New York (EUA). A novidade ganhou destaque na revista Popular Science, em 1933. Entretanto, a sua comercialização se deu a partir de 1939, ao preço de US$ 274. O sistema não era automático, o que significa que as condições externas influenciavam na qualidade do ar.  

 A novidade foi apresentada na revista Popular Science, em 1933.

  • CÂMBIO AUTOMÁTICO

Os motoristas que não gostavam de trocar as marchas de seu carro manualmente ganharam em 1938, um importante aliado: o câmbio automático. Ele foi apresentado, primeiramente, no veículo Oldsmobile, da General Motors. A caixa de mudanças era de quatro marchas. Existe uma versão desta história que defende que a verdadeira paternidade da transmissão automática é brasileira. Embora não exista comprovação, algumas publicações contam que o pioneirismo da tecnologia está nas mãos dos inventores José Braz Araripe e Fernando Lemos, que acabaram vendendo a patente à companhia americana na época.

Com uma caixa de quatro marchas, o Oldsmobile, da GM (General Motors), foi o primeiro carro a ter câmbio automático

  • FREIOS ABS

O ABS, ou sistema antitravamento dos freios, tornou-se item obrigatório para veículos que circulam no Brasil, a partir de janeiro de 2014. A tecnologia, porém, data da década de 1950, quando era empregada na aviação. Em um carro, o ABS foi apresentado pela primeira vez no Mercedes-Benz Classe S, em 1978. Na época, o módulo de controle pesava mais de 6 kg, enquanto que atualmente, o peso não ultrapassa 1,5 kg.

O ABS surgiu, primeiramente, na aviação civil. Em carros, estreou no Mercedes S Class

  • AIRBAG

O primeiro registro do sistema foi feito na Alemanha em 1951, mas não era exatamente um dispositivo funcional. Da forma como o conhecemos, com sensor de impacto e tensionador de cinto de segurança, foi apresentado em 1980, no Mercedes-Benz Classe S.

O Airbag estreou, também, no Mercedes-Benz Classe S

 
  • CILINDROS SOB DEMANDA
A tecnologia de desligar parte dos cilindros nasceu em 1981 e foi apresentada em um Cadillac V-8, fruto de parceria entre a GM e a Eaton. O modelo podia trabalhar usando 8, 6 ou 4 cilindros, mas era cheio de falhas. Atualmente, o recurso é para aumentar a eficiência energética dos carros que o detêm. 

O Cadillac V-8 6 4 foi o primeiro carro a empregar o Cilindro Por Demanda

  • START/STOP
Com o intuito de economizar combustível durante o “anda e para” do trânsito de grandes centros urbanos, o Start/Stop foi desenvolvido pela empresa francesa Valeo em 2004. O primeiro modelo a contar com ele foi o Citröen C3, cuja apresentação ocorreu no Salão de Paris, na França. O primeiro carro nacional equipado com o Star/Stop foi o Uno, lançado em 2014 pela Fiat.

Com o intuito de poupar combustível, o start/stop foi criado em 2004

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