Os carros tecnológicos que vemos nas ruas hoje são recheados de modernos sistemas de segurança, “mimos” e outros recursos para quem os dirige. Os consumidores podem pensar que se tratam de itens desenvolvidos recentemente, pela engenharia contemporânea. Mas o que muitos não sabem é que várias dessas tecnologias são antigas. Algumas datam de séculos atrás.
CARRO ONLINE separou dez exemplos de tecnologias que já estão difundidas atualmente, mas têm origem distante. Veja a lista abaixo:
- DIREÇÃO HIDRÁULICA
Ela já está sendo substituída pela elétrica, é verdade. Mas a inclusão da direção hidráulica nesta lista se dá pela data em que ela foi desenvolvida pela primeira vez. Apesar de os fatos serem controveros, existem relatos de que a tecnologia pode ter aparecido pela primeira vez em meados 1876. A direção com assistência hidráulica foi popularizada com Francis W. Davis, trabalhador de uma autopeças americana. Depois de altos e baixos, e alguns acordos desfeitos, a tecnologia de Davis foi finalmente produzida em série para tanques de guerra T 17, na década de 1940.
O primeiro carro produzido em série com a direção hidráulica foi o Chrysler Imperial. E pensar que um recurso tão antigo quanto esse não vinha de série nos carros populares apenas poucos anos atrás…
- CARRO HÍBRIDO
Ferdinand Porsche e Ludwig Lohner, os visionários por trás da Porsche, desenvolveram em 1901, o primeiro carro híbrido do mundo. “Semper Vivus”, como foi batizado o protótipo do veículo, apareceu pela primeira vez na Feira Mundial de Paris naquele ano. Na época, o modelo contava com dois motores de 2,5 cv — um para acionar um gerador que alimentava dois motores elétricos de cubo de roda e outro para tocar a bomba d’água para arrefecer os dois motores. O Semper Vivus possuía autonomia de 50 km.
- INJEÇÃO ELETRÔNICA
A injeção eletrônica surgiu como a substituta do carburador. Eficiente, a tecnologia dosa a quantidade de combustível para a sua mistura com o ar, antes admitida ao motor. Criada em 1912 para motores a diesel por Robert Bosch, ela já passou por diversas modificações ao longos dos anos. Da forma como o conhecemos, o sistema começou a ser desenvolvido em 1950, pela Bendix Corporation. Em 1958, em parceria com a Chrysler, a injeção eletrônica foi lançada nos modelos 300D, DeSoto Adventurer, Dodge D-500 e no Plymouth Fury.
- FAROL DIRECIONAL
Antes ajustado mecanicamente, o farol direcional virou realidade em 1930. E foi “inaugurado” em 1955, no Citroën DS19. A tecnologia fez com que a luz do farol acompanhasse o movimento de esterçamento das rodas dianteiras.
- AR-CONDICIONADO
Ainda que primitiva — se comparada à tecnologia que equipa o seu carro — o ar-condicionado veicular surgiu, primeiramente, no modelo ’Town Car’, da Packard Motor Car Company, em New York (EUA). A novidade ganhou destaque na revista Popular Science, em 1933. Entretanto, a sua comercialização se deu a partir de 1939, ao preço de US$ 274. O sistema não era automático, o que significa que as condições externas influenciavam na qualidade do ar.
- CÂMBIO AUTOMÁTICO
Os motoristas que não gostavam de trocar as marchas de seu carro manualmente ganharam em 1938, um importante aliado: o câmbio automático. Ele foi apresentado, primeiramente, no veículo Oldsmobile, da General Motors. A caixa de mudanças era de quatro marchas. Existe uma versão desta história que defende que a verdadeira paternidade da transmissão automática é brasileira. Embora não exista comprovação, algumas publicações contam que o pioneirismo da tecnologia está nas mãos dos inventores José Braz Araripe e Fernando Lemos, que acabaram vendendo a patente à companhia americana na época.
- FREIOS ABS
O ABS, ou sistema antitravamento dos freios, tornou-se item obrigatório para veículos que circulam no Brasil, a partir de janeiro de 2014. A tecnologia, porém, data da década de 1950, quando era empregada na aviação. Em um carro, o ABS foi apresentado pela primeira vez no Mercedes-Benz Classe S, em 1978. Na época, o módulo de controle pesava mais de 6 kg, enquanto que atualmente, o peso não ultrapassa 1,5 kg.
- AIRBAG
O primeiro registro do sistema foi feito na Alemanha em 1951, mas não era exatamente um dispositivo funcional. Da forma como o conhecemos, com sensor de impacto e tensionador de cinto de segurança, foi apresentado em 1980, no Mercedes-Benz Classe S.
- CILINDROS SOB DEMANDA
- START/STOP