ZF Superbanner - 13.08-13.11

Além dos equipamentos de segurança, o pacote 8GR inclui no popular ar-condicionado

O Chevrolet Celta já tem sua linha 2014 à venda e agora pode ser equipado com freios ABS e duplo airbag. Mas não se anime: os equipamentos de segurança estão disponíveis somente no pacote opcional denominado 8RG (R$ 2.300), oferecido apenas para a versão 4 portas LT (R$ 27 940). Em outras palavras, os itens de segurança ficam restritos à versão topo de linha do popular.

No exterior, modelo ganhou apliques cromados

Mesmo oferecido na configuração menos acessível, o sistema ABS melhorou sensívelmente as frenagens do Celta na pista de testes: o equipamento que impede o travamento das rodas nas frenagens de emergência fez com que o modelo estancasse vindo a 120 km/h  em 60,8 m, ou 19,7 m a menos do que o carro sem o sistema. Já o duplo airbag, felizmente, não foi testado.

Motor 1.0 VHC-E tem disposição exemplar para a categoria e baixo consumo

Fora as atualizações em termos de segurança, o Celta permanece com seus pontos positivos e negativos inalterados. O câmbio é gostoso de manusear, e o motor 1.0 VHC-E funciona com disposição exemplar, permitindo ao hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 14s4 e retomar de 40 km/h a 100 km/h em 3ª marcha em 12s2.

Para efeito de comparação, um Nissan March 1.0 16V, referência em termos de desempenho no segmento, cumpre as mesmas provas em 13s6 e 13s5, respectivamente. O modelo da GM, no entanto, se destaca no consumo de etanol: 8,8 km/l em ciclo urbano de 14,9 km/l em rodovias — contra 7,2 km/l e 11,4 km/l, respectivamente, do Nissan.

O Celta pode ser equipado com duplo airbag e freios com ABS

Contudo, a posição de dirigir do Celta não é das mais agradáveis. Um condutor com cerca de 1,80 m de altura senta-se em posição muito elevada e com o volante próximo aos joelhos — ergonomia que melhoraria consideravelmente com regulagem de altura do banco e volante. O motorista com tal estatura também poderá se incomodar do contato constante do seu joelho esquerdo com o ressalto dos controles dos vidros elétricos, na porta (item de série na versão LT).

Entre os principais itens de série do Celta LT 4 portas estão a direção hidráulica, limpador e desembaçador do vidro traseiro, vidros elétricos na dianteira, travas elétricas  e ar quente. Além dos equipamentos de segurança, o pacote 8RG também inclui no popular ar-condicionado. Mas eleva seu preço para R$ 31 490, um valor nada “popular”.

Conclusão: 6,0

O Celta  ganhou freios ABS e duplo airbag, mas a estratégia da GM é curiosa. A dupla de segurança, que será obrigatória a partir de 2014 (e já é item de série em alguns modelos na concorrência), só é oferecida na versão quatro portas LT. – Márcio Murta

Dados da fabricante: Motor 4 cil., diant., transversal, flex; Cilindrada 999 cm3; Potência 78 cv a 6 400 (E); Torque 9,7 mkgf a 5 200 rpm (E); Câmbio manual; Tração dianteira; Comprimento 3,78 m; Largura 1,62 m; Altura 1,40 m; Entre-eixos: 2,44 m; Porta-malas: 260 l; Peso 890 kg.

 

Share This