O segmento de SUVs e crossovers compactos é um dos que mais apresenta novidades no mercado automotivo do Brasil, e vem obtendo boas vendas mesmo em meio à crise. Jeep Renegade, Honda HR-V e Nissan Kicks são os exemplos mais recentes. Para comprar um zero-quilômetro desse segmento, no entanto, é preciso gastar cerca de R$ 90 mil, e com um ano de uso o carro já valerá 15% menos.

Pensando nisso, CARRO ONLINE separou algumas sugestões de modelos seminovos que podem atender aos interessados num SUV compacto, só que oferecendo mais espaço, mais equipamentos e (em alguns casos) mais status. Tudo isso na mesma faixa de preço, com a vantagem de já ter havido a desvalorização mais forte. 

SUVs E CROSSOVERS MÉDIOS
Robustez, posição de dirigir alta, segurança e espaço para a família e suas tralhas são alguns dos atrativos desse tipo de veículo — nos carros abaixo, tudo isso vem em dose maior. 

HONDA CR-V 2014 – Bem maior que SUVs compactos (na verdade, parece até um carro de sete lugares), é o típico crossover familiar, capaz de oferecer mimos como o ar-condicionado de zona dupla. O motor é um 2.0 de 155 cv, e o câmbio, automático de cinco velocidades.

O Honda CR-V 2014 tem preço médio de R$ 97.339 na Tabela Fipe, mas CARRO ONLINE encontrou no mercado ofertas por menos de R$ 90 mil, com quilometragem na casa dos 40 mil.

Hyundai Ix35 é um utilitário maior que os compactos

HYUNDAI ix35 14/15 – O SUV médio tem acima dele, na gama da Hyundai, apenas o Santa Fe. O design já está um pouco cansado, mas vale avaliar o negócio pela liquidez do modelo. Além disso, a marca oferece garantia de 5 anos — confira se o proprietário atual fez tudo direitinho para não perdê-la.

O Hyundai ix35 14/15 tem preço médio de R$ 82.315 na Fipe, mas a maioria dos anúncios pesquisados está na casa dos R$ 84 mil, com baixíssima quilometragem (menos de 20 mil). O utlitário vem com motor 2.0 de 167 cv e câmbio automático de seis marchas.

JEEP COMPASS 2014 – Prestes a ser substituído pelo 551 (número do projeto da FCA, dona da Jeep), o Compass oferece o status da grade frontal com sete fendas, típica da marca, e itens como multimídia, ar-condicionado automático e faróis com regulagem de altura. O motor é 2.0 de 156 cv e o câmbio é automático de cinco velocidades. A tração é sempre 4×2.

O Jeep Compass tem preço médio de R$ 74.404 segundo a Fipe, mas no mercado achamos algumas unidades mais caras. Boa parte tem menos de 15 mil quilômetros rodados, o que significa um carro praticamente zerado.

SEDÃS MÉDIOS
Mais espaço interno, mais conforto e, para surpresa de muitos, maior capacidade no porta-malas (embora sem o recurso do rebatimento): sedãs médios podem substituir os SUVs se você só roda no asfalto.

O Fusion é uma boa opção no segmento de sedãs grandes seminovos

FORD FUSION 14/15 – Sedã executivo com itens desejados (teto solar, assistente de partida em rampa, ar-condicionado de zona dupla etc), tem posição de dirigir baixa, oposta à dos SUVs — mas entrega muito mais prazer ao dirigir. O motor é o moderno EcoBoost (turbo) 2.0 de 240 cv, muito mais interessante que os que movem SUVs compactos, com câmbio automático de seis marchas.

O preço médio do Ford Fusion 14/15 é de R$ 94.909 na Fipe, mas com alguma pesquisa é possível encontrar unidades por menos de R$ 90 mil e abaixo de 25 mil km rodados. 

TOYOTA COROLLA 14/15 – “Queridinho” dos brasileiros, o Corolla é o mais vendido do segmento dos sedãs médios, com altíssima liquidez. Além do bom espaço interno, há a questão da confiabilidade mecânica — algo que todo comprador de seminovos deveria considerar. O motor é 2.0, de 154 cv, com câmbio automático.

O Toyota Corolla tem preço médio de R$ 82.271 na Fipe, sendo que no mercado o modelo foi encontrado por pouco menos de R$ 84 mil, nas unidades bem conservadas e com cerca de 20 mil quilômetros rodados.

AUDI A3 SEDAN 2015 – Aqui o papo é status, mas não só: a dirigibilidade desse sedã é excepcional, há seis airbags para proteger a família toda e, claro, uma cabine com o acabamento cuidadoso que é um diferencial da Audi. Sob o capô, o motor é o 1.4 turbo de 150 cv (o mesmo do Vokswagen Golf TSI), acoplado a câmbio automático de seis marchas.

O A3 Sedan 2015 custa em média R$ 82.386, segundo a Fipe; CARRO ONLINE encontrou carros com menos de 15 mil km por R$ 84 mil. 

PS – Vale ressaltar que algumas opções apresentadas na reportagem podem ter custo de manutenção e de seguro mais alto que os dos SUVs novos.

Share This