Scania X-Gas possui desenvolvimento brasileiro e pode ser abastecido com gás natural veicular ou biometano
A Scania anunciou a chegada do seu primeiro caminhão a gás desenvolvido no Brasil, o Scania X-gas. Movido a gás natural veicular ou biometano, o modelo promete, segundo a fabricante, uma autonomia de 900 km. O lançamento estará disponível no último trimestre de 2023 e se junta aos outros modelos comercializados pela empresa desde 2019, integrando a estratégia da marca que visa a descarbonização da frota.
O Scania X-gas é um modelo G 410 8×2 com chassi rígido, o motor possui 410 cv, sendo o mais potente da categoria 8×2. O entre eixos é de 6,95 metros. Para proporcionar os 900 km de autonomia foram acomodados ao longo das laterais 16 cilindros de gás (oito de cada lado). Metade deles tem capacidade para 118 litros, já a outra parte pode armazenar 95 litros, o que resulta em mais de 406 metros cúbicos de gás.
| LEIA MAIS: Testamos o Onix Premier 2024 AT Turbo
| LEIA MAIS: Avaliação: testamos o Peugeot 208 Style
O diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, Marcelo Gallao, falou sobre o novo modelo. “O Scania X-gas é um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país. Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410cv a gás, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, afirma Marcelo.
–