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Com a eletrificação em alta, cresce todo o ecossistema ao seu redor, de fabricantes de baterias e de motores elétricos, passando pelos de carregadores

Por Pedro Damian

Dois eventos relativos à mobilidade elétrica acontecem simultaneamente no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), mesmo local que vai ocorrer o Congresso do Mecânico 2023: o VE – Veículo Elétrico Latino-Americano – Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes – e o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), ambos organizados pelo Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável. Se nas edições anteriores os produtos e serviços apresentados pareciam fazer parte de um futuro distante, nesta a grande maioria dos expositores apresentou equipamentos já presentes no cotidiano de quem utiliza a eletromobilidade.

Não é para menos: os últimos números divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revelam que o setor vive o seu melhor momento no Brasil, batendo recordes atrás de recordes de vendas. O último foi em agosto passado, com 9.351 emplacamentos. Isso representa um aumento de 25% em relação ao recorde anterior estabelecido em julho, e um crescimento de 120% em relação a agosto de 2022. Já em setembro ocorreu uma pequena queda de 10% na comparação com agosto, mas ainda, sim, é o segundo melhor mês do ano.

Segundo Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), “o VE é importante para desmistificar a eletrificação, porque a maioria das pessoas ainda não conhece o veículo eletrificado – e algumas pensam que a eletrificação vai tirar o emprego delas; não é isso. É um salão institucional, para mostrar tecnologias, novidades, não é para vendas”, afirma. O executivo define o perfil do cliente atual do carro eletrificado como “aquele que já passou pela experiência do híbrido tradicional, gostou, perdeu o medo da bateria e já quer passar para o próximo nível, o plug-in”.

Com a eletrificação veicular em alta, cresce também todo o ecossistema ao seu redor, de fabricantes de baterias e de motores elétricos, passando pelos de carregadores – um equipamento que está se popularizando rapidamente. Quatro empresas marcaram presença no VE levando seus modelos, sejam portáteis, wallbox (para residências) ou mesmo eletropostos, para cargas rápidas. O consumidor-alvo é variado, desde gerentes de empresas de transporte, passando por administradoras de condomínios, até proprietários de postos de abastecimento de combustível e oficinas mecânicas.

ATM EVs – Empresa especializada em carregamento de veículos elétricos, a ATM EVs apresenta no VE todo seu portfólio de soluções para este mercado. Destaques para o eletroposto 40kw, capaz de carregar dois veículos ao mesmo tempo, com 20 kw de potência para cada saída, e o carregador 7.2 kw, que também alimenta dois carros simultaneamente, com 7,2 kw de potência. Também apresenta seu wallbox, com 7,2 kw de potência (ideal para condomínios e também para estabelecimentos comerciais como oficinas), e sua linha de acessórios, adaptadores, kits e plugs.

Estacionamento elétricos híbridos Volvo

Siemens e Brasol – A Siemens lança dois novos modelos de carregadores no evento: o Sicharge D e o VersiCharge, que, segundo a empresa, são soluções confiáveis, seguras, com facilidade de uso, eficiência e custo-benefício a longo prazo. O Sicharge D é o carregador ultrarrápido para espaços públicos (como rodovias), com potências entre 160kW e 300kW. O diferencial é o cabo de carregamento, que suporta 400 ampères de pico. Isso significa um carregamento real em 150kW para diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no Brasil. O principal benefício é a possibilidade de realizar a recarga de 20% a 80% da bateria em cerca de 20 minutos. Já o modelo VersiCharge possui tecnologia focada em cargas lentas e está em operação desde 2022 nas unidades da Siemens em São Paulo e Jundiaí e agora chega ao mercado de residências, empresas, estacionamentos e espaços públicos.

“Braço” da Siemens, a distribuidora de energia solar Brasol compartilhou o espaço no estande, mostrando sua operação com geração de energia limpa proveniente de módulos fotovoltaicos.

Plug.in Mobility – Startup focada em mobilidade elétrica e energia sustentável, a Plug.in Mobility apresenta uma solução inovadora no VE: o socorro de um veículo elétrico por meio de um backup de energia, com o carregamento feito por meio de um gerador de 30 kva e 80 kw de bateria instalado na caçamba de uma picape. Pode ser usado tanto um carregador lento quanto um supercharger. Outro destaque da empresa é o carregador supercharger DC de 60 kw portátil, fabricado no Brasil e com assistência técnica local. Tem protocolo aberto (o cliente escolhe o aplicativo desejado de recarga), dois tipos de plug e pode ser transportado facilmente em uma oficina, por exemplo.

Trovão Mobilidade Elétrica – É representante da WEG, empresa focada em motores, geradores, transformadores e acionamentos elétricos. No VE traz como destaque a nova geração da estação de recarga WEMOB-Wall, até 7,4 kW, modelo compacto da linha WEMOB (WEG Electric Mobility). Pode se conectar à internet e a plataformas de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada usuário. Além disso, possibilita o controle de acesso via cartões de proximidade (tags RFID) ou aplicativos de celular. Pode ser usado em residências, condomínios e estabelecimentos comerciais.

Outras características são:

Bivolt automático: Compatível com redes monofásicas ou bifásicas, 127 e 220 VCA;
Protocolo de comunicação aberto com padrão OCPP 1.6 JSON;
Medidor de energia que coleta as informações de tempo e consumo (kWh) de cada recarga;
Instalação interna ou externa (IP65): resistente a jatos de água, raios UV e poeira.

Ecossistema da eletrificação veicular marca presença
Além das empresas focadas na alimentação dos veículos elétricos e de vários revendedores de veículos eletrificados, sejam automóveis (JAC, GWM), motos, bicicletas, monociclos e até tuk tuks, outras participantes do ecossistema da eletrificação veicular marcam presença no VE. A BorgWarner apresenta pela primeira vez ao público geral o sistema de bateria de ultra-alta energia (UHE) fornecido para o Chassi do Ônibus Elétrico da Mercedes-Benz. Outro destaque é o motor elétrico gerador de energia da série HVH, voltado para veículos híbridos e elétricos, com eficiência energética de 95%.

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“A BorgWarner começou a produzir a bateria UHE no começo de 2023, um projeto iniciado há dois anos. É uma bateria de alta densidade energética, com 80 kw/h, boa para aplicação em veículos comerciais, principalmente ônibus e caminhões. Hoje a aplicação utilizada é ônibus. Fornecemos para a Mercedes-Benz que a monta nos ônibus Euro500. Fornecemos o pacote de baterias (quatro ou cinco) e os outros componentes do sistema”, informa Marcelo Rezende, Diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil,

Já a Keisight mostra no evento as suas soluções de medição e testes elétricos e eletrônicos. As tecnologias permitem que os sistemas de veículos elétricos (VEs), veículos autônomos (VAs) ou de eletrônica automotiva sejam estressados e caracterizados, auxiliando na redução de riscos e de tempo para o mercado, acelerando os próximos passos para as tecnologias do futuro. Destaque para o teste de conformidade entre veículos elétricos e carregadores.

Montadoras chinesas prestigiam o VE exibindo seus veículos eletrificados e também tecnologias. Caso da GWM, que, além de proporcionar test-drives com o Haval H6 e lançar o modelo 100% elétrico Ora 03, que começa a ser vendido neste mês, exibe o seu sistema de célula de hidrogênio para veículos comerciais.

Os equipamentos expostos no evento com a tecnologia do hidrogênio da GWM são:

* Cilindro de hidrogênio: feito de resina e fibra de carbono, capaz de suportar até 700 bars de pressão.

*Célula a combustível do tipo PEM: conjunto de membranas eletrolíticas que faz a combinação do hidrogênio armazenado nos cilindros com o oxigênio retirado do ar, gerando energia elétrica e água (H2O).

*Membrana eletrolítica polimérica: estrutura individual com 1,3 milímetro de espessura onde a reação química transforma o hidrogênio em eletricidade

*Sistema comercial da célula a combustível: combina a célula a combustível ao sistema de gerenciamento de voltagem que, em conjunto com altas densidades de corrente elétrica (característica intrínseca a célula do tipo PEM), resulta em um sistema com potência de 110 kW.

Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE)

Acontecendo em paralelo com o VE – Veículo Elétrico Latino-Americano paralelamente nos dois primeiros dias deste evento, o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), apoiado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) discute os diversos aspectos que envolvem a mobilidade elétrica. Uma das atrações é o painel “Mobilidade Verde e Inovação – a Nova Política Automotiva Brasileira e a Eletromobilidade, que teve como moderador o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, com participação do senador Rodrigo Cunha (Podemos – Alagoas), presidente da frente parlamentar da eletromobilidade no Congresso Nacional, e Wellington Damasceno, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Já o painel “Emissões do Ciclo de Vida de Veículos Leves no Brasil – Estudo Inédito do ICCT” mostra as pegadas de carbono de todas as cadeias produtivas do etanol e do carro elétrico. Outros painéis importantes discutiram o padrão de recarga dominante no Brasil e a reciclagem de baterias, com apresentação das soluções já existentes.

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