Barulhos incomuns, vazamento de óleo no amortecedor e pneus irregulares podem indicar peças danificadas
Composta por amortecedor, mola, bandeja, bucha, pivô, coxim, barra estabilizadora, entre outros componentes, a suspensão confere conforto e segurança ao veículo. Portanto, é fundamental identificar os sinais de desgastes nesses equipamentos, que podem apresentar ruídos incomuns, pneus irregulares e vazamento de óleo no amortecedor.
“Ruídos originados na suspensão podem estar relacionados a bieletas com folga, desgaste das buchas de borracha, terminais de direção e axiais folgados, pivô ou coxins danificados”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.
Além disso, existem amortecedores que se estiverem desgastados transmitem as irregularidades do solo para a carroceria do veículo, o que pode ocasionar instabilidade na direção, comprometendo a segurança e o conforto dos passageiros. Por sua vez, o vazamento de óleo no amortecedor aponta que ele deve ser trocado imediatamente, uma vez que a peça não vai conseguir executar a função para a qual foi desenvolvida. Os pneus com desgaste irregular também indicam problemas no sistema de suspensão. Ademais, molas desgastadas não fazem barulho, apenas o veículo perde altura.
“É recomendado fazer inspeções periódicas em todo o sistema de suspensão, pois há algumas peças que podem estar danificadas precocemente em função do tipo de operação e modo de condução do veículo” alerta Leandro. A recomendação é fazer um check-up preventivo completo da suspensão, a cada 10.000 km, após 40.000 km rodados ou quando o veículo apresentar algum indício de desgaste.