No Yaris X-Way a Toyota incluiu acessórios para deixar o modelo com visual esportivo, mas manteve, câmbio e ajustes das outras versões
Com objetivo de agradar compradores variados, as fabricantes de veículos colocam no mercado versões diferentes de um mesmo carro. Na maioria das vezes, estas opções têm acabamento diferente, adesivos que remetem à esportividade ou à aptidão para o fora-de-estrada. Geralmente estes modelos não recebem alterações no motor, câmbio ou suspensão. A preocupação mesmo é em variar o visual do mesmo carro.
A Toyota é uma das que segue esta estratégia. Entre as opções de acabamento do hatch compacto premium Yaris, ela oferece a X-Way, lançada no final de janeiro. O carro tem como principal mudança os acessórios esportivos.
Para diferenciar das outras opções, a fabricante japonesa colocou no X-Way rodas de liga leve com acabamento na cor preta, rack no teto, apliques de para-choque e para-lamas, frisos nas laterais e logotipo alusivo à versão na parte traseira.
No interior, o nome aparece estampado no sobretapete do motorista e passageiro dianteiro. Os bancos são em padrão couro, o painel tem o computador de bordo tela de 4.2 polegadas colorida e sistema multimídia com a câmera de ré integrada.
O modelo esportivo segue com os itens ofertados nas versões XS e XLS, como o ar-condicionado digital, retrovisores externos de rebatimento elétrico e partida sem chave.
A direção utiliza assistência elétrica regressiva incluem distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência. sistema de assistência e distribuição eletrônica da força de frenagem. São só dois airbags dianteiros frontais (motorista/passageiro) e na XLS há adicionalmente os airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista.
Conta ainda com o controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica de altura, acendimento automático e luzes de neblina na dianteira e traseira.
Seu interior é confortável, não há dificuldade para o motorista ajustar altura, encosto do banco e volante para se posicionar-se corretamente.
São várias as informações disponíveis no painel de instrumentos, as quais são acessadas ao apertar o botão no volante. Outros dispositivos como o sistema de som, celular e controle de cruzeiro também são acionados com os polegares.
Para espelhar o smartphone, a Toyota não utiliza Android Auto e Apple CarPlay, mas oferece sistema próprio, o qual mostra poucos aplicativos, se comparado ao sistema do Google e da Apple.
Não foram feitos ajustes específicos no sistema de suspensão (dianteira McPherson/traseira eixo de torção), elas mantêm a configuração e calibração da linha Yaris. Os pneus verdes são 185/60R15.
O X-Way tem motor 1.5 16v com 110/105 cv (E/G) disponíveis a 5.600 rpm e 14,9/14,3 kgfm obtidos a 4.000 rpm, independentemente do combustível. Ele trabalha com o câmbio automático CVT que simula 7 marchas. As trocas também podem ser feitas nas borboletas ao lado do volante.
Com 4.145 mm de comprimento, 2.550 mm entre eixos e 1.730 mm de largura, o hatch Yaris X-Way é confortável, e o porta-malas é compatível com a proposta do modelo, sua capacidade volumétrica é de 310 litros, igual à das outras versões.
Nos testes realizados na pista da ZF em Limeira (SP), o X-Way mostrou-se esperto, gastou 11s41 para sair da velocidade zero e chegar a 100 km/h. Já no teste de fading dos freios, os números poderiam ser melhores. Carregado com 200 kg na 10ª passagem, percorreu 49,77 m até estancar. Este número é acima do alcançado pelo Yaris topo de linha XLS que, nas mesmas condições percorreu 48,04 m. Na primeira passagem, o X-Way utilizou 40,23 m, para não ter o problema de fadiga ele deveria parar no máximo em 44 m.
Isto significa que o motorista ao descer uma serra, por exemplo, com o carro carregado, não deve abusar do pedal do freio, o ideal e prudente é controlar a velocidade no freio motor para evitar superaquecimento dos discos.
Em consumo de combustível, o esportivo abastecido com etanol roda 8,0 km/l na cidade e 11,6 km/l na rodovia (média PECO 9,6 km/l). Com o tanque de 45 litros, sua autonomia rodoviária com etanol é de 522 km. O Yaris XLS oferece consumo quase que idêntico: cidade 7,5 km/l, rodovia 11,9 km/l e média PECO 9,5 km/l.
Ao utilizá-lo no dia a dia, o esportivo mostra-se ágil na cidade, com bom arranque, câmbio de trocas precisas, sem trancos, e bom isolamento acústico. As suspensões são bem calibradas para absorver as imperfeições do terreno e oferecer segurança em curvas tomadas mais rapidamente. Na rodovia não causa susto ao ultrapassar veículos mais lentos e é fácil de mantê-lo a 120 km/h com a rotação do motor em 1.800 rpm.
Com preço sugerido de R$ 80.290, o Yaris X-Way oferece condições de dirigibilidade, conforto e consumo semelhantes às oferecidas pelo Yaris XLS, o qual tem preço sugerido de R$ 83.390, porém além do visual mais sóbrio o topo de linha tem o teto solar e os airbags laterais, de cortina, e de joelhos além dos obrigatórios frontais.
Fotos: Renan Senra