Linha 2020 da picape Ford Ranger passa por tímidas alterações no visual, mas recebe nova suspensão e equipamentos de condução semiautônoma
Até a chegada da picape com cabine dupla, o veículo era visto apenas como um modelo para transportar pequenas cargas nas áreas rurais e nos grandes centros, ou seja, direcionado para o trabalho.
Disse o tio Ben do Peter Parker (identidade secreta do Homem Aranha), “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Sendo assim, a partir do momento que a picape passou a carregar também passageiros no banco de trás, deixou de ser apenas um veículo comercial, o que aumentou a responsabilidade da fabricante em desenvolver um produto robusto, com boa capacidade de transportar carga, e ao mesmo tempo bonito, confortável e seguro nos vários tipos de terrenos em que trafega.
Atender a estas necessidades é o objetivo da Ford com a linha Ranger 2020. Fabricada na Argentina, teve a suspensão refeita. Trocaram amortecedores, molas, barra estabilizadora dianteira e coxins. Além disso, a calibração destes sistemas foi feita de acordo com cada versão.
A Ford promoveu o lançamento da linha Ranger 2020 em Mendonza, região das vinícolas argentinas, onde a Revista CARRO teve o primeiro contato com a versão topo de linha Limited.
As rodovias da região são bem pavimentadas, nelas foi possível sentir que a picape está muito bem resolvida no que diz respeito a desempenho. O motor Diesel 3.2l acoplado ao câmbio automático de seis marchas entrega 200 cv a 3.000 rpm e torque de 47,9 kgfm disponível entre 1.750 e 2.500 rpm. Este conjunto proporciona excelentes acelerações e retomadas. O trabalho feito na suspensão eliminou aquela sensação de veículo pulando, mesmo em asfalto bom.
Para o fora de estrada tem tração 4×4 acionada por seletor e ainda o 4×4 Low, com reduzida. Integra o pacote o auxílio em rampas e declives. Neste, permite deixar a picape descer sem utilizar o freio. Em uma pista montada com vários obstáculos estes suportes de auxílio a direção deram conta do exigido. Ela ainda vem com o controle de oscilação de reboque e sistema anticapotagem.
A fabricante manteve os valores cobrados em 2019 nas versões da linha 2020; a Ranger Limited tem preço sugerido de R$ 188.990.
Ela ganhou uma nova grade frontal, novo para-choque, faróis principais (xênon com luz de rodagem diurna em LED e farol alto automático) e de neblina foram redesenhados, as rodas de 18 polegadas têm nova pintura. Também aprimoraram o acabamento e materiais na cabine. A chave foi trocada por sensor e botão de partida, o ar-condicionado é digital de duas zonas e o controlador de velocidade é adaptativo.
Tem o multimidia com tela tátil Sync 3 e navegação. Permanece o sistema de leitura de faixa, foi incluído o de leitura das placas de trânsito e o assistente de frenagem autônomo, o qual em velocidade de 6 km/h até 80 km/h faz a picape parar caso algum obstáculo venha a surgir na frente.
As mudanças visuais foram poucas, porém a Ford Ranger ganhou muito em tecnologia.
de Mendonza, Argentina*
A Ranger 2020 tem ajuste só de altura do volante.
Show de bola, eu tenho uma 2017 , estou esperando lançar a 2020 para eu trocar
Gostaria de saber se o volante tem ajuste em altura e profundidade?