Em sete anos de produção no Brasil, Fiat Tempra marcou a história entre os sedãs da fabricante de origem italiana
Texto: Gustavo de Sá
Foto: Rafael Guimarães
Lançado na Europa em janeiro de 1990, em substituição ao Fiat Regata, o Tempra era derivado do hatch Fiat Tipo e ficou conhecido na Itália como “Tipo tré”, ou seja, Tipo três volumes. Suas características eram a de um sedã médio com linhas essencialmente retas, traseira curta e tampa do porta-malas alta.
No Brasil, o Tempra foi lançado em 1991 com diferenças estéticas em relação ao europeu. Por aqui, eram exclusivos os retrovisores fi xos, maiores e com duas hastes de fixação, além das ausências de repetidoras de setas laterais e do limpador do vidro traseiro (que eram obrigatórios na Europa devido a nevascas).
Outras mudanças visuais eram a grade frontal, a iluminação das lanternas traseiras e o espaço de alojamento da placa de identificação. Com 4,35 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,45 m de altura e 2,54 m de distância entre-eixos, o porte do Tempra era muito similar ao do mais recente Fiat Cronos.
O modelo estreou com um motor 2.0 8V de 99 cv de potência e 16,4 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas, que não se destacava em desempenho frente aos concorrentes Chevrolet Monza, Ford Versailles e Volkswagen Santana. As joias da linha, entretanto, foram o 2.0 16V de 127 cv e 18,1 kgfm, que estreou em 1993, e o 2.0 turbo, com 165 cv e 26,5 kgfm, no ano seguinte.
Um quarto de século O modelo das fotos é um exemplar da série Ouro, ano 1993, com mais de 113.000 km no hodômetro. O proprietário é o bancário Marcos Antonio Caputo, 64 anos. “Tenho essa unidade há cerca de três anos e gosto da manutenção descomplicada, que nunca deu dor de cabeça. Já é o meu quinto Tempra. O que mais aprecio nele, além do design e desempenho, é o espaço. Parece a sala da minha casa!”, conta Caputo. Mesmo após 25 anos de produção, o sedã continua com rodar suave e suspensão macia.
A ausência de barulhos de acabamento mostra cuidado com a qualidade e encaixe das peças à época da produção. No interior, chama a atenção a qualidade e integridade do revestimento em veludo dos bancos com generoso apoio lateral. Os dianteiros contam com regulagens elétricas, além de ajuste manual do apoio lombar – todos funcionando como em um zero-quilômetro.
Completam a lista de itens de comodidade direção com assistência hidráulica, ar-condicionado, retrovisores e vidros elétricos nas quatro portas. O quadro de instrumentos traz velocímetro na esquerda e conta-giros à direita, como é tradicional entre os Fiat. O banco traseiro conta com apoio de braço integrado e ótimo espaço para o ocupante central, graças ao túnel baixo. Na comparação das medidas internas, o espaço é muito semelhante ao do recém-lançado Cronos.
Tenho um modelo 1992 a venda, o carro esta parado desde 2014, não tem podre e esta inteiro interessar estou a disposição
Eu Ja possui um Tempra 8v carburado completíssimo! Que saudade desse carro, confortável, potente, econômico pelo tamanho do carro, eu tenho atualmente um Pálio Fire 2002, é um excelente carro, mas o conforto do Tempra é inigualável. E logo mais quero outro tempra para usar em viagens e o meu pálio para andar na cidade. Os carros da Fiat são excelentes e duráveis quando bem cuidados, e honestamente não troco de marca, só se valer muito á pena
Como faço para participar do grupo?
Possuo 2 Tempras desde okm
Gostaria de participar do grupo. Possuo 2 Tempras desde 0km.
Como faço?
Acabei de comprar um …era.um sonho de adolescente…RS.. 1996 único dono…simplesmente zero…sem detalhes…tempra ouro!!!
Olá Nil, pelo que vejo és uma conhecedora e aprecia a linha Tempra.
Será que ele quer vender?
Com uma boa proposta ele se desfaz dos dois rapidinho.rs
Tenho um amigo querido que tem 2 Tempras, sendo um SW. Ele cuida demais dos carros, além de ter conhecimento admiravel em mecânica, elétrica, enfim, sabe tudo.
Olá amigo tem como me colocar no grupo
Eu tenho uma e amo demais !
Eu sou proprietário de um ano 96 2.0 16v impecável muito bom carro e moderno pelos dias de hoje.
Um carro muito bom.
Espaço interno para 5 ocupantes que ficam confortável.
Tenho um 8v MI monoponto.
Pena que por aqui os mecânicos não gostam de mexer.(ou não sabem)
Tenho ele a 12 anos.
Tenho um Tempra 94/5 fiz ele pra mim, gosto do Tempra pq tem uma bonita carroceria.E um bom carro
Estou feliz com meu Tempra ouro 95 16v
Quem tem não troca 😃
Parabéns pela máquina
Já tive 23 unidades sou apaixonado pelo carro por enquanto tenho 3 mais já estou querendo comprar mais um
Um Tempra turbo tt ou tts parabéns pela reportagem
Faço parte de um clube de Tempra e neste domingo estaremos realizando um encontro entre amigos em São Bernardo do Campo
No ginásio poliesportivo …