A presença de um carro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) não é garantia de que ele chegará ao Brasil. Mas as imagens do novo Honda Civic hatch na revista semanal do órgão certamente animarão os órfãos do modelo, que foi vendido por aqui na década de 1990.
Duas imagens do modelo foram divulgadas nesta terça (18) e são idênticas ao carro mostrado no Salão de Paris. O novo Civic hatch adota o mesmo visual e plataforma do sedã lançado este ano no Brasil. A diferença é que a versão de cinco portas, na Europa, será equipada apenas com o motor 1.5 turbo. Por aqui o propulsor é exclusivo da versão Touring e gera 173 cv, enquanto que o hatch terá opções com 182 cv.
Outra exclusividade do Civic hatch é o câmbio manual de seis marchas, oferecido no Brasil somente na versão Sport 2.0. Voltado para mercados mais exigentes, o hatchback também é mais equipado, oferecendo itens como controlador de velocidade adaptativo, start-stop, amortecedores ajustáveis e carregador de celular por indução. Nenhum desses itens está disponível no Civic fabricado em Sumaré (SP).
Se depender das vendas do segmento dos hatches médios, porém, o Civic dois-volumes ficará apenas nos registros de patente. Até setembro, os três modelos mais emplacados do segmento — Ford Focus, Volkswagen Golf e Chevrolet Cruze — registraram 13.167 unidades vendidas. Esse número é similar ao que o Civic sedã obteve sozinho no mesmo período no Brasil.
Mas ainda há novidades para quem procura um hatch médio: a segunda geração do Chevrolet Cruze Sport6 está confirmada para o Salão do Automóvel de São Paulo, e será lançada com o mesmo 1.4 turbo de 153 cv usado no sedã.