SUV mantém motor 200TSI que foi recalibrado e há mais conectividade a bordo

Por Marcos Camargo Jr

Em um segmento bastante disputado com mais de 15 produtos de diferentes perfis, a Volkswagen sabe que o apelo do Nivus está no design e depois de modernizar o T-Cross foi a vez de deixar seu SUV cupê mais moderno. E depois de conhecer os preços e versões do Nivus 2025 a revista Carro teve a oportunidade de testar a novidade em São Paulo.

Mas o que mudou no Nivus?

 

Entre as novidades para a linha 2025 estão o pacote ADAS opcional (com detector de ponto cego, assistente de estacionamento, alerta e manutenção do carro na faixa e controle de Cruzeiro adaptativo que a marca chama de “Travel Assist”) além do sistema de chave presencial “Kessy” e ar condicionado digital Climatronic que já era oferecido no T-Cross.

A multimídia Volksplay agora ganha o nome “Connect” e traz uma nova interfacerenovada. Há novos serviços como rastreador, comandos à distância, modo manobrista, alarme perimétrico entre outros serviços que no entanto são cobrados à parte e funcionam no aplicativo VW 2.0

 

Motor 200TSI é o mesmo porém mais rápido e econômico

 

A mecânica não muda mas foi recalibrada: o motor 200TSI três cilindros turbo com injeção direta segue com 116/128cv e 20,4kgfm de torque combinado com transmissão automática de seis velocidades. Ganhou sistema de recuperação de vapores e um ajuste que o deixou mais rápido. Segundo a Volkswagen o Nivus 2025 chega a 192km/h e faz 0-100km/h em 10s.

Consumo do Nivus

 

Agora o consumo do Nivus foi divulgado e animou. Com etanol faz 8,6km/l na cidade e 10,3km/l na estrada. Com gasolina faz 12,4km/l e 14,8km/l na estrada.

Dimensões do Nivus

 

O Nivus 2025 mantém as mesmas dimensões: 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta malas tem 415 litros.

Primeira volta

 

Tivemos a chance de testar o Nius dentro de um evento destinado à imprensa especializada. O caminho partindo da fábrica Anchieta e indo em direção ao parque Estadual da Serra do Mar tinha um percurso de estrada com cerca de 20km. Não é o ideal para uma avaliação mais divertida, no entanto, foi possível perceber alguns aspectos do carro no sentido de uma lista de equipamentos mais completa.

O desempenho do motor 1.0 turbo é rigorosamente o mesmo. Nem mesmo se nota que ele está mais rápido e também não foi possível provar que ele é mais econômico. Ao menos neste primeiro contato.

 

O Nivus com motor 200TSI tem como característica de outros carros da marca, sua suspensão precisa, se traduz às vezes em uma certa aspereza e dureza nas varetas e lombadas pelo caminho. Mas o motor é o seu grande trunfo com potência e Torque disponível a partir das 1.500rpm.

Andando com Nivus os poréns também são os mesmos. O compacto mantém seu acabamento com bastante plástico e embora a Volkswagen diga que se trata de um novo material, na verdade é apenas uma moldura sobre o painel que transfere um ar de certa forma refinado para o carro.

 

A versão Highline traz faróis light strip, rodas aro 17, acabamento “premium” de bancos e apoio de braço e conectividade da nova multimídia. O pacote ADAS custa R$ 4.470. O pacote Outfit inclui 12 itens de acabamento em preto, nova cor para os bancos por R$ 2.120. O carro que testamos tinha tudo isso. O sistema de centralização e de correção do carro na faixa foi uma boa novidade deixando a condução na estrada mais segura. Ao todo a versão testada custa R$ 156,8 mil.

 

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