SUV renovado tem desempenho de modelo médio e cobra o preço por essa performance

O último estilo estava longe de ser uma unanimidade. Mesmo assim o Creta era campeão de vendas no varejo e um dos mais vendidos no ranking geral perdendo apenas para o T-Cross. Mas nesse contexto, a Hyundai resolveu atualizar seu SUV compacto com um desenho mais conservador e alinhado com novos produtos da marca sul coreana. Depois de cobrir o lançamento, a revista CARRO testou o Creta Ultimate, versão topo de linha que custa R$ 189,9 mil.

O preço alto é justificado pelo desempenho diferenciado neste segmento perdendo em potência apenas para o Jeep Renegade, sendo esse conjunto o mesmo usado no Tucson que custa a mesma coisa porém é posicionado como modelo médio.

Novo estilo

O visual do Hyundai Creta tem uma orientação horizontal que é diferente da versão anterior, apresentando um desenho mais tradicional com linhas retas, faróis diurnos em LED com assinatura luminosa em formato de L, assim como os traseiros.

A grade é nova e quadrada, com barras horizontais com estilo geométrico. As rodas variam entre 16, 17 e 18 polegadas, dependendo da versão. A única herança está na lateral que mantém suas linhas com o elevado contorno dos paralamas e a coluna C mais larga, derivados da versão anterior.

Por dentro há novidades importantes com uma primeira impressão de modernidade como as telas para painel de instrumentos digital e multimídia, ambas de 10,25 polegadas, com conexão com Android Auto e Apple CarPlay agora integradas por uma moldura. O acabamento do painel é de plástico rígido com saídas de ar renovadas, ar-condicionado digital dual zone automático, bancos do motorista ventilados e com ajuste elétrico, tomadas USB tipo C na dianteira e traseira, saídas de ar para os bancos traseiros, entre outras alterações visuais.

A impressão inicial é muito boa mas notamos que nessa nova versão há mais arremates no acabamento. No painel superior há um desnível de montagem e na forração portas há pontas com falha de acabamento. No geral é bom mas alguns detalhes que não apareciam e agora aparecem.

Ficha técnica: dimensões

O Hyundai Creta 2025 manteve praticamente as mesmas medidas: 4,33 metros de comprimento sendo três centímetros mais longo porém as demais seguem sem mudança: 1,79 metro de largura, 1,63 metro de altura e 2,61 metros de entre-eixos. O porta-malas, com base plana, tem capacidade de 422 litros e o tanque de combustível é de 50 litros.

Novo motor 1.6 turbo mas só a gasolina

Somente na versão Ultimate o Creta adota o motor 1.6 litro turbo quatro cilindros somente a gasolina que entrega até 193 cv e 27 kgfm de torque, fazendo de zero a 100 km/h em 7,8 segundos e atingindo a velocidade máxima de 210 km/h. O conjunto conta com transmissão DCT de sete velocidades, proporcionando engates rápidos e precisos sem comprometer as arrancadas e retomadas do crossover.

O Creta tem 193cv e um conjunto de câmbio polêmico ao adotar dupla embreagem de sete marchas, solução usada em vários veículos da Hyundai mundo afora mas que deixa donos de carros arrepiados por aqui. Inicialmente o carro é ágil, silencioso e muito estável. Não há aquela vibração vista no motor três cilindros.

O Creta acelera com força e não falta fôlego em nenhuma situação. Mesmo nas reduções o câmbio encontra rápido seu lugar e aproveita o torque disponível bem rápido. A usabilidade da multimídia continua muito boa com o mesmo sistema Bluelink e conectividade Apple CarPlay e Android Auto, câmera aprimorada e bom sistema de som. O banco elétrico do motorista tem um curioso ajuste de altura manual transformando o assento em um sistema misto de ajuste, algo inédito e estranho.

Os sistemas ADAS foram aprimorados. O novo Creta ganhou assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída segura, assistente de ponto cego, além de manter a câmera de monitoramento de ponto cego no painel digital, farol alto adaptativo, controle de velocidade adaptativa, assistente de permanência e centralização em faixa, detector de fadiga, sistema de frenagem autônoma, entre outros.

Ao longo do nosso teste o consumo ficou em 8,5km/l, bem abaixo do que a Hyundai divulgou com o novo motor: 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina. A conclusão é que o Hyundai Creta se diferencia e muito pelo seu estilo arrojado e unânime. Chama a atenção e arranca elogios na rua mas seu preço encosta no de modelos médios bem equipados como um Volkswagen Taos, Jeep Compass Longitude, Tiggo 7 Pro e tantos outros. Embora tenha o motor do Tucson, está longe do visual conservador do seu irmão maior e por isso deve emplacar bem entre os clientes que buscam desempenho e espaço de um SUV compacto podendo pagar bem mais por isso.

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