Texto: Marcos Camargo

A Omoda & Jaecoo lançou o Jaecoo 7 no Brasil posicionando-o diretamente contra os PHEVs médios mais vendidos, como BYD Song Plus/Pro, GWM Haval H6 e Caoa Chery Tiggo 7/8 PHEV. Com uma rede de 50 concessionários só em agosto de 2025 foram 636 unidades emplacadas, metade do volume do Song Pro. Com motorização evoluída, o Jaecoo 7 traz design arrojado e se diferencia pela ampla autonomia diante dos seus rivais todos chineses.

Desta vez a Revista Carro testou o Jaecoo em um autódromo com trechos de maior velocidade, curvas inclinadas além de acelerações e frenagens bruscas. 

 

 

Design do Jaecoo 7

 

Com visual arrojado, o SUV tem linhas limpas combinando com a grade de barras verticais com logo da marca, perfil altivo rodas aro 18 com desenho fechado que sugere melhor aerodinâmica. O Jaecoo 7 usa a plataforma TX1 da Chery sobre a qual também são feitos os veículos da linha Tiggo 7 e 8 e também os Tansuo, Jetour e Exeed além dos Omoda

 

 

Motorização e desempenho

 

O Jaecoo 7 utiliza o sistema SHS (Super Hybrid System), composto por:
• Motor 1.5 turbo a gasolina, ciclo Miller, com 142 cv
• Motor elétrico de 204 cv
• Potência combinada: 339 cv
• Torque total: 52 kgfm
• Bateria: 18,3 kWh fornecida pela FinDreams (BYD)

Segundo a fabricante, o conjunto pode garantir autonomia combinada de até 1.200 km. Em um teste de longa distância, o SUV alcançou 24 km/l, chegando a aproximadamente 1.400 km de alcance real.

 

 

Comparado ao Tiggo 7/8 PHEV, o Jaecoo 7 é mais eficiente:

• Tiggo: motor 1.5 turbo flex (ciclo Otto), elétrico de 170 cv e bateria de 19 kWh
• Jaecoo: motor a gasolina mais otimizado, bomba de combustível eletrônica, injeção direta multinível e motor elétrico de 204 cv

Na prática, o SUV roda a maior parte do tempo apenas no modo elétrico, acionando o motor a combustão principalmente em rodovias ou quando exigido em acelerações fortes.

 

 

Estrutura e plataforma

 

O Jaecoo 7 é construído sobre a plataforma TX1 da Chery, também usada em Tiggo 7, 8 e 9, além de outros modelos do grupo. Contudo, todo o sistema mecânico é independente dos Tiggo, desde a calibração do motor térmico até a gestão da bateria e refrigeração dos propulsores elétricos.

Dimensões e características externas:
• Rodas de 18” com desenho aerodinâmico fechado
• Entre-eixos idêntico ao Tiggo 7
• Visual com grade vertical e perfil robusto
• Aerodinâmica otimizada para maior eficiência

 

 

Interior e tecnologia

 

A cabine aposta no minimalismo, com poucos botões físicos e telas digitais de alta resolução.
• Painel de instrumentos digital
• Central multimídia vertical com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay (com e sem fio)
• Câmera 540°
• Ajustes de regeneração de energia, recarga e travamento de portas
• Acabamento em couro e metais frios, com proposta de posicionamento premium
• Retrovisor interno com lente grande angular, útil para famílias

O espaço interno é amplo e funcional, com boa ergonomia para passageiros.

 

 

Impressões dinâmicas

 

Nos testes, o Jaecoo 7 apresentou comportamento estável em curvas, mesmo com restrição eletrônica de potência em situações mais agressivas. O desempenho superior é evidente quando os dois motores atuam juntos, entregando respostas rápidas e força suficiente para ultrapassagens em estrada.

 

Preços e versões

 

O modelo é oferecido em duas configurações:

• Luxury – R$ 224.900
• Prestige – R$ 249.900 (versão avaliada)

 

Share This