Texto: Marcos Camargo
A BYD iniciou a distribuição dos modelos King 2026 e Song Pro 2026 para sua rede de concessionárias no Brasil. A marca só emitiu comunicado oficial sobre o Song Pro 2026 mas dois híbridos plug-in já estão disponíveis em unidades como a HBW, em São Paulo, e chegam com novidades visuais, melhorias no pacote de tecnologia e novos equipamentos. A revista Carro viu de perto as duas novidades.
BYD King 2026
O King 2026 recebeu atualizações que incluem nova opção de cor azul perolizado — que se soma às já disponíveis branco e cinza — e novas rodas. A principal novidade, porém, está na adoção do pacote de assistências ADAS, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de colisão com frenagem automática, entre outros recursos. O volante também foi redesenhado, com novos comandos integrados ao sistema.
Na concessionária HBW, o modelo King GS estava anunciado por R$ 191,9 mil, com preço promocional na faixa de R$ 175 mil, considerando bônus aplicado na venda.
O sedã híbrido plug-in combina um motor a combustão 1.5 aspirado de 105 cv com um motor elétrico de 197 cv, totalizando 235 cv de potência combinada. A bateria varia conforme a versão: 8 kWh ou 18,3 kWh, com recarga AC de até 6,6 kW. A autonomia elétrica pode chegar a 100 km na versão GS e 71 km na GL, de acordo com o Inmetro.
Com 4,78 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos, o BYD King oferece os modos de condução EV (100% elétrico) e HEV (híbrido), otimizando o desempenho para uso urbano e rodoviário.
Atualmente, o King é o sedã híbrido plug-in mais vendido do país, com volumes mensais entre 800 e 1.200 unidades, ficando atrás apenas do Toyota Corolla Cross em vendas totais — embora apenas cerca de 20% dos Corolla Cross vendidos sejam híbridos.
BYD Song Pro 2026
O SUV Song Pro DM-i 2026 também já está sendo distribuído para concessionárias com atualizações no pacote de tecnologia e uma nova cor preta perolizada. O visual externo permanece o mesmo, com as demais cores branco, cinza e azul mantidas no catálogo.
Internamente, o Song Pro traz comando de voz atualizado, nova central multimídia com aplicativos e o pacote ADAS II, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, entre outros. Assim como no King, o volante recebeu novos comandos integrados ao sistema.
O modelo continua com o mesmo conjunto mecânico da geração anterior, baseado na plataforma híbrida plug-in de quinta geração da BYD. O motor a combustão 1.5 aspirado de 98 cv se combina a um motor elétrico, entregando até 235 cv na versão GS e 223 cv na GL, com torque que pode chegar a 43 kgfm. As baterias variam entre 12,9 kWh (GL) e 18,3 kWh (GS), garantindo autonomia elétrica de 49 km a 68 km, segundo dados do Inmetro.
As dimensões do Song Pro permanecem inalteradas: 4,73 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e entre-eixos de 2,71 m.
Na mesma concessionária HBW, o Song Pro GS estava anunciado por R$ 199,9 mil.