SUVs estreiam tecnologia Bio Hybrid desenvolvida no Brasil em duas versões

Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Fiat/Divulgação

A Fiat lançou na última semana os novos Pulse e Fastback Hybrid em duas versões: Audace e Impetus já na linha 2025. O sistema híbrido flex é uma novidade para a Stellantis que promete 40 produtos novos até o final da década com prioridade em soluções eletrificadas. Mas como ela funciona?

Basicamente as versões híbridas do Fastback e do Pulse combinam o motor T200 Flex aliado ao câmbio CVT de sete velocidades com um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW (4cv), garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.

Na prática o sistema traz um alternador e motor de partida unidos no mesmo sistema alimentado por duas baterias sendo uma de íons de lítio e outra de chumbo ácido (convencianal) controlados por um Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada.

Consumo das versões híbridas

Com a estreia do Pulse e Fastback a redução de consumo fica em torno dos 10% de ganho geral segundo o ciclo do Inmetro alem de até 17% menos emissões: Com ela o Pulse chega a 14,4km/l e o Fastback alcança 13,9km/l sempre com gasolina. Com etanol o Pulse chega a 10,3km/l e o Fastback a 9,8km/l. A redução de emissões fica em torno de 17% de CO2.

Primeiro teste

Dias antes do lançamento das novas versões a revista CARRO teve um primeiro contato tanto com o Pulse quanto com o Fastback em Belo Horizonte. Se por um lado o visual não muda o comportamento do carro tem alterações por conta do sistema eletrificado.

Nesta versão híbrida a combinação do motor elétrico, que na verdade é um alternador com gerador, é bem mais suave na transição entre eletrificação e propulsor a combustão. Na primeira parada em semáforo se nota que o sistema start/stop entra em ação de forma mais suave e a retomada é feita por alguns segundos somente com o motor elétrico.

O Pulse e Fastback alternam de forma suave o uso dos motores graças a uma chave comutadora que é automática. E a energia extra vem em parte da bateria tradicional e em parte da bateria extra de íons de lítio sob o banco do motorista e sem que seja necessária alguma ação extra.

O painel digital mostra um pouco mais de detalhe a respeito do uso de energia combinada, nível da bateria e qual o tipo de tração usado naquele momento.

Ao fim de um teste de 11km a versão a combustão abastecida com etanol rendeu 5,7km/l enquanto a híbrida rendeu 7,5km/l o que é uma notável economia. Mesmo que não seja um sistema plugin ou com motor de tração mais robusto, o Pulse e Fastback são um primeiro passo da Stellantis rumo à eletrificação de forma mais massificada e acessível visto o preço inicial de R$ 125,9 mil, caso do Pulse Audace Hybrid.

Confira os preços e versões

Fastback Audace T200 Hybrid AT R$ 151,9 mil
* Motor T200 Hybrid (130cv)
* Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
* Keyless
* Carregador por Indução
* Multimídia 10,1”
* Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
* AEB
* Detecção de Chuva
* Retrovisor Fotocrômico
* Farol Alto Automático
* Partida Remota

Fastback Impetus T200 Hybrid AT R$ R$ 161,9 mil
Itens da versão anterior somados além dos seguintes itens de série
* Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
* Cluster 7”
* Sensor de Estacionamento Dianteiro
* Farol de Neblina
* Luz no Retrovisor
* Retrovisor com tilt down e rebatimento
* Roda de Liga 18”
* Teto Bicolor
* Bancos em Couro

Pulse Audace T200 Hybrid AT R$ 125,9 mil
* Motor T200 Hybrid (130cv)
* Cor exclusiva Azul Amalfi
* Multimídia 10,1”
* Banco Bipartido
* Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento
* Keyless
* Carregador por Indução
* Partida Remota
* Rodas em Liga 16”
* Volante em Couro

Pulse Impetus T200 Hybrid AT R$ 140,9 mil
Itens da versão anterior somados além dos seguintes itens de série:
* Cluster 7”
* Multimídia 10,1”
* Sensor de Estacionamento Dianteiro
* Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
* Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
* Farol de Neblina
* Luz no Retrovisor
* Retrovisor com tilt down e rebatimento
* Detecção de Chuva
* Retrovisor Fotocrômico
* Farol Alto Automático
* Roda de Liga 17
Bancos em couro
Teto bicolor

demo slotslot demo
obraltoto
https://bpmpjkt.kemendikdasmen.go.id/
pola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorpola gacorMonopoly Digital Angkat Konsep Bisnis Klasik Dari Negosiasi hingga Pengelolaan PropertiOglok Online dengan Mekanisme Tradisional Versi Digital yang Tetap Mempertahankan Nuansa AsliPermainan Oglok Berbasis Kombinasi Simbol Pola Ritme dan Cara Membacanya dengan Lebih CermatMekanisme HeadtoHead di Duel Dice Format Duel Cepat yang Menguji KeputusanDuel Dice Berbasis Lemparan Perpaduan Keberuntungan dan Strategi dalam Pertarungan SingkatMemanfaatkan Pola RTP pada Game Ramai Pemain Cara Membaca Aktivitas dan Momentum Permainan dengan Lebih CermatObservasi Bertahap Scatter Mahjong Ways Tanda Tumble Tersusun Sebelum Momen Menang BesarPengamatan Mendalam Mahjong Ways 2 Pola Permainan yang Disebut Mengungkap Akurasi Ritme dan MomentumCara Membaca Gerakan Simbol di Reel Mahjong Ways Strategi Mengambil Peluang Menang dengan Lebih TerarahTransisi Layout Simbol Mahjong Ways Arah Kombinasi yang Semakin Padat dan Dampaknya pada Gameplay
pola gacorslot demortp slotslot gacorpola slotpola gacorslot demortp slotslot gacorpola slotpola gacorslot demortp slotslot gacorpola slotpola gacorslot demortp slotslot gacorpola slotpola gacorslot demortp slotslot gacorpola slotpola gacorslot demortp slotslot gacorpola slot
Share This