O dia está bonito, ensolarado, e você está a bordo do seu carro e precisa estacionar em uma garagem fechada. O local, porém, não é muito bem iluminado e você acaba demorando um pouco além do normal para se acostumar com a falta de luminosidade.
Essa situação pode parecer banal, mas, caso seja preciso realizar uma manobra (e num estacionamento é quase certo que você terá de realizá-la), a demora dos seus olhos para se acostumar com o ambiente pode — em situações extremas — fazer com que você até cometa algum erro durante a operação de estacionar o carro.
A Nissan, porém, está desenvolvendo um espelho retrovisor interno que promete acabar com esse risco. Denominado Smart Rearview Mirror (Espelho Retrovisor Inteligente), o equipamento inova por trazer, em vez de um simples espelho, uma pequena tela LCD (Liquid Crystal Display) acoplada a uma câmera de vídeo instalada na parte de trás do automóvel.
Imagens na tela
A principal vantagem do sistema é que a câmera compensa automaticamente a diferença de luminosidade do ambiente. Além disso, a câmera oferece um ângulo de visão mais amplo que o de um espelho comum, proporcionando melhor visibilidade, sem contar que o motorista conta com visão total da traseira do carro, independentemente de haver passageiros no banco de trás ou bagagem (no caso de stations ou minivans).
Tem mais: como a câmera é montada em posição estratégica, o sistema conta com imagens sempre nítidas, mesmo em caso de chuva ou neve. Por outro lado, caso haja um veículo com farol desregulado atrás, ou o sol incida diretamente sobre a lente da câmera, o sistema trata de ajustar a imagem automaticamente, garantindo a segurança e evitando qualquer risco de ofuscamento.
E, como esse retrovisor futurista se trata, na realidade, de um pequeno monitor, outra preocupação da Nissan foi garantir que o equipamento forneça imagens com qualidade independentemente do ângulo em que o motorista se encontra. Quem já utilizou um computador sem tela com matriz ativa sabe bem o que significa isso. É preciso observar o monitor bem de frente, caso contrário a visibilidade fica prejudicada.
Para evitar qualçquer problema desse tipo, a Nissan garante que o seu retrovisor inteligente oferece a mesma qualidade de imagem, não importando a posição do motorista em relação ao equipamento. Outro detalhe: em condições que não é necessário utilizar o equipamento, o retrovisor atua como um espelho convencional. Basta o motorista desativar o sistema.
“O retrovisor inteligente proporcionará aos nossos clientes a melhor visibilidade, não importando a altura dos passageiros no banco de trás ou as condições da estrada”, disse Andy Palmer, vice-presidente executivo e chefe de planejamento da empresa. “Além disso, o novo retrovisor permitirá que adotemos novos desenhos nas carrocerias de nossos carros, melhorando a aerodinâmica e, consequentemente, a eficiência dos veículos, acrescentou Palmer.
O planejamento da Nissan prevê utilizar o novo sistema de retrovisor inteligente no inovador modelo ZEOD RC, com o qual a fabricante nipônica vai disputar a tradicional prova 24 Horas de Le Mans, a mais famosa corrida de longa duração do mundo. Shoichi Miyatani, presidente da Nismo (divisão de competições da Nissan), explicou: “Oferecer a melhor visibilidade para o piloto sob as condições severas de uma corrida é muito importante. Nesse sentido, o retrovisor inteligente será uma ferramenta poderosa para os nossos pilotos. Além disso, temos grandes expectativas com relação à melhoria na aerodinâmica de nossos carros que será proporcionada pelo novo equipamento”, disse o executivo.
A empresa japonesa paticipará da edição deste ano da tradicional prova de endurance como convidada, com um protótipo de visual inusitado, similar ao do modelo Delta Wing, que competiu (com motor fornecido pela Nissan) em 2012.
A Nissan prevê introduzir o Smart Rearview Mirror no mercado global em 2015. Antes disso, a ideia é oferecer o equipamento como acessório nas concessionárias da marca no mercado japonês ainda no primeiro semestre deste ano.