Finalmente chegou a hora de conhecermos em detalhes o Alpine A110. A Renault alimentou nossas expectativas quanto à ressureisção da marca esportiva francesa e nesta terça-feira (7) apresentou o modelo, cujo nome oficial é A110 Berlinette, ao público no Salão de Genebra, que acontece na Suíça.
Conforme adiantamos anteriormente pela foto oficial do carro divulgado pela Renault, o visual do A110 segue de perto o estudo Vision mostrado no ano passado. O design é inspirado diretamente o icônico A110 da década de 1960, marcado pelo conjunto óptico circular na frente e caimento suavizado da silhueta atrás. As lanternas ficam na extremidade do carro e são pequenas e afiladas, dando um toque charmoso e delicado ao esportivo de vibe “retrô”.
A plataforma do novo A110 é toda composta por alumínio, assim como a lataria do carro. O material entrega leveza e rigidez ao conjunto ao mesmo tempo. Segundo a fabricante, o esportivo pesa apenas 1.080 kg. Considerando os 250 cv extraídos do motor 1.8 turbo de quatro cilindros (com 32,6 kgfm de torque), temos uma relação entre peso e potência de ótimos 4,3 kg/cv. Essas credenciais o fazem acelerar de 0 a 100 km/h em 4s5, com velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Acoplado ao motor, o A110 traz um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete velocidades, desenvolvido exclusivamente para ele. Há três opções de modos de condução (normal, sport e track) que alteram os comportamentos do motor, câmbio, direção, sistema de exaustão e dos controles de estabilidade e de tração.
Outro destaque do A110 é a sua aerodinâmica. Com recursos como assoalho totalmente plano e difusor de ar traseiro, o modelo possui um dos coeficientes de arrasto mais baixos do segmento de esportivos de sua categoria (0.32 cx).
A estrutua leve do A110 não depende só do chassi e carroceira. A suspensão — de triângulos superpostos na frente e atrás — também é feita com materiais mais leves e as pinças de freio são de alumínio, desenvolvidas pela Brembo. As rodas de 18” também são de alumínio forjado e os engenheiros economizaram em peso até com o freio de estacionamento, adotando um atuador integrado à pinça de freio traseira para fazer esta função (o que reduziu em 2,5 kg o peso do carro).
A Alpine vai fabricar 1.955 unidades do A110 na edição especial Premiere que já está praticamente toda vendida. As entregas começam no final do ano.
Realmente ele ficou lindo, com o mesmo design da velha alpine, mas com toques mecânicos modernos e atuais, só falta ser vendido no Brasil.