Na penúltima curva à direita, a 2.509 metros acima do nível do mar, perto da Itália, surge uma placa verde pintada com a frase “Olá, Deus!”, que parece gritar em meio àquela paisagem tranquila. Estamos em Timmelsjoch, nos Alpes austríacos, avançando por uma estrada repleta de curvas fechadas e aclives acentuados. Seria o cenário perfeito para avaliar um esportivo com motor potente e tração traseira, se não fosse por um detalhe: todo o caminho está coberto de neve!
Mas o que poderia representar um grande inconveniente na verdade é uma oportunidade para conferir o desempenho do novo Kia Sportage (trata-se da quarta geração, que deve chegar neste ano ao Brasil importada do México, onde será produzida).
No sinuoso trajeto que serpenteia em meio às montanhas, o utilitário segue intrépido, e parece querer mostrar que agora possui um sistema de direção que realmente empolga – proporcionando maior interação entre o motorista e o veículo, graças ao novo assistente eletrônico.
Para essa avaliação, contamos com a versão GT-Line, que conta com um pacote de equipamentos de série com sistema de ajuste da suspensão, que permite diminuir a inclinação lateral da carroceria nas curvas, por exemplo, ou tornar o veículo mais confortável durante as viagens. Tudo isso é obtido graças à eletrônica.
Os novos amortecedores adaptativos permitem, por exemplo, conciliar comportamento ágil com as rodas de 19″ sobre a neve, sem prejudicar o conforto em demasia. O sistema, porém, não faz milagres, e é claro que, ao trafegar sobre pisos muito irregulares ou esburacados, os ocupantes do novo modelo sul-coreano sofrerão com o sacolejar.
Mas, de maneira geral, pode-se dizer que o utilitário de 1,7 tonelada enfrentou bem a estrada coberta de neve margeada por um despenhadeiro de um lado e por uma parede rochosa do outro. Dentro do carro, o sol do inverno europeu atravessa o enorme teto panorâmico de vidro e aquece a cabine.
ELE SABE O QUE FAZ
Por conta das condições climáticas, a estrada é fechada ao tráfego no fim da tarde. Portanto, temos de ser rápidos para chegar ao topo da montanha e retornar. O sistema de tração integral também é controlado eletronicamente, o que garante a distribuição da potência (185 cv) e do torque (40,8 kgfm) de acordo com a solicitação.
Tudo isso, aliás, é entregue pelo renovado motor 2.0 CRDi turbodiesel – outra novidade na gama, ao lado de outro motor 2.0 também turbodiesel, mas com 136 cv e 38 kgfm. O novo Sportage ainda conta com duas opções 1.6 a gasolina (uma com 132 cv de aspiração natural e outra turbo com 177 cv), além do conhecido 1.7 a diesel de 115 cv do modelo anterior.
A já citada tração integral AWD é disponível apenas para as configurações com motor 1.6 turbo e 2.0 mais potente, a topo de linha. O Sportage 1.6 turbo também é o único a contar (opcionalmente) com o novo câmbio robotizado de dupla embreagem e sete marchas da marca. Só o 2.0 CRDi de 185 cv, por sua vez, pode ter caixa automática de seis marchas. Os demais trazem câmbio manual, também de seis marchas.
POR DENTRO
De volta à nossa viagem, a quantidade de neve e de gelo sobre a estrada aumenta à medida que avançamos, o que requer ainda mais atenção. A ótima ergonomia contribui para manter a concentração na pista, já que os bancos, por exemplo, oferecem ótimo apoio lateral e conforto na medida certa, graças aos diversos ajustes. Nesse aspecto, o único detalhe que não faz muito sentido é o volante de três raios com base achatada.
Em compensação, o novo modelo sul-coreano oferece um ótimo navegador, com direito a serviços online – informações sobre trânsito e alertas de mudanças climáticas em tempo real, por exemplo – inclusos durante sete anos! Tem mais: opcionalmente, o Sportage pode trazer um suporte no console capaz de carregar o celular por indução. Quanto ao acabamento, a cabine exibe muitas peças plásticas, mas que transmitem boa impressão.
Atrás, a Kia garante que o novo modelo acomoda três bancos infantis (com Isofix). Além disso, o encosto do banco pode ser reclinado e acomoda adultos de 1,85 m sem problemas. O porta-malas também cresceu, e agora recebe 503 litros, em vez dos 465 litros de antes.
A eletrônica é outro destaque do novo Sportage. Sistemas como alerta de colisão, reconhecimento de placas de trânsito, aviso de mudança de faixa e monitor de ponto cego são muito bem-vindos. O carro conta ainda com controles de tração e de estabilidade, que podem ser desligados para trafegar sobre neve ou lama, por exemplo.
No final das contas, a nova geração do Kia Sportage exibe diversas qualidades que ajudarão a mantê-lo como um dos modelos preferidos dos europeus, o que não é pouco.