A Fenabrave, entidade que representa os vendedores de veículos, divulgou nesta terça-feira (3) o balanço do mercado automotivo no mês de outubro. Segundo o órgão, houve queda de 36,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, a maior retração na indústria no comparativo. O acumulado dos 10 meses continua registrando recuos, desta vez de 23,3%.

Leia também:
Sobrou para os usados, que têm queda de 9,3%

Em outubro foram emplacadas 185.291 unidades dos segmentos de automóveis e comerciais leves. O número é 3,8% menor que o obtido em setembro, quando 192.605 veículos foram vendidos. O ritmo de decréscimo segue avançando, uma vez que entre agosto e setembro a retração foi de 3,6%. Para explicar o momento de crise do mercado, a Fenabrave lista uma série de fatores que, de acordo com a entidade, permanecem inalterados até hoje, como “a alta da inflação e das taxas de juros, alto índice de endividamento das famílias, aumento do desemprego e a falta de confiança de consumidores e investidores”. 

Impulsionada por novo HB20, Hyundai assume 4ª posição em outubro

A Fenabrave lembra, contudo, que o último trimestre do ano passado foi beneficiado pela isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que impacta diretamente na comparação com o desempenho de vendas de automóveis deste ano, sem o estímulo. 

HYUNDAI CRESCE EM MEIO À CRISE
Como já abordamos aqui no CARRO ONLINE, apesar da crise afetar o setor como um todo, cada fabricante a digere de maneiras diferentes. A Hyundai, por exemplo, é uma das poucas marcas que ainda têm motivos para sorrir: os asiáticos ultrapassaram a Ford em outubro como a quarta maior fabricante de carros do país. Segundo o relatório da Fenabrave, foram vendidos 16.496 veículos da Hyundai contra 15.426 da concorrente direta. 

Contudo, apesar de a parcela de mercado mensal da Hyundai ter atingido 10,21% nos últimos 30 dias, o acumulado do ano ainda favorece a Ford, que detém 11,48% (ante a 9,25% da asiática). Em números absolutos, a Ford emplacou 202.415 carros em 2015 até agora, enquanto a Hyundai vendeu 163.132 no período.  

SOBE E DESCE DO RANKING
Outubro também promoveu mudanças importantes no ranking dos dez carros mais vendidos do Brasil. O “pódio” permaneceu o mesmo em relação a setembro. Chevrolet Onix continua na ponta, com 11.131 unidades vendidos (e ostenta, pelo terceiro mês seguido, o status de único carro do país a passar a barreira dos dez mil emplacamentos). Hyundai HB20 aparece em seguida, com 9.748 unidades vendidas e o Fiat Palio vem atrás, com 8.128. 

Jeep Renegade é destaque entre os dez mais vendidos

O antigo líder Volkswagen Gol, que na tabela anterior não configurava nem entre os dez primeiros, deu um salto considerável em outubro, aparecendo em quarto lugar, com 6.581 unidades vendidas. Já o Jeep Renegade, que integrou o seleto grupo pela primeira vez em setembro, consolidou-se como um dos mais vendidos avançando um posto, tendo sido entregue a 5.623 consumidores, na nona posição. 

A sensação da Honda, o HR-V, por outro lado, foi superado pelo Fiat Uno e só aparece na 11ª colocação, com 5.448 unidades vendidas (o popular, na 10ª, vendeu 5.467). 

Confira no álbum acima o “Brasileirão” dos automóveis, com os 20 carros mais vendidos do Brasil no acumulado do ano de 2015 até outubro.

Share This