SUV da Jeep está entre um dos mais vendidos da categoria, traz um bom número de equipamentos e tem motor turbo de 185 cv

Lançado em 2015, o Jeep Renegade é um dos veículos mais vendidos da marca e, também, da categoria com mais de 18 mil unidades em 2024, mesmo com quase dez anos e um visual datado. Todavia, a versão Trailhawk, que foi avaliada por uma semana pela Revista Carro, tem bons equipamentos e motor 1.3 turbo de até 185 cv, o que o torna o mais potente do que os rivais Fiat Pulse e Fastback, Peugeot 2008, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.

Na estrada e na cidade

Ao longo de uma semana com o Jeep Renegade Trailhawk foi possível andar com o SUV compacto na estrada e, também, na cidade. Com isso, dá para notar que o motor 1.3 litro turbo T270 de até 185 cv e 27 kgfm de torque tem fôlego na saída e na retomada, porém, o câmbio ZF de novo velocidades tem um pequeno delay em reduzidas. Além disso, para quem está preocupado com os problemas como consumo de óleo e com o trocador de calor, pode ficar tranquilo, pois a Jeep já resolveu esses defeitos com um novo mapeamento do motor e também o trocador de calor acoplado ao radiador e não ao câmbio. Inclusive, a Revista O Mecânico já gravou um Raio X técnico com um mecânico especialista falando sobre essas polêmicas e sobre todos os aspectos de manutenção do Renegade.

Em relação ao consumo, com etanol fizemos na estrada 7,1 km/l, o que está próximo dos dados divulgados pelo Inmetro, que é de 7,5 km//l. Já nas cidades o consumo ficou na casa dos 6,5 km/h, também perto do divulgado, que é 6,2 km/l. Não rodamos com gasolina, só que é válido dizer que pelos dados Inmetro é de 9 km/l na cidade e de 10,7 km/h na estrada.

Também não andamos em terrenos acidentados para testar a tração 4×4. Claro, não espere um veículo para enfrentar grandes atoleiros, inclinações muito íngremes e pisos com buracos enormes, uma vez que é para usar em estradas de terra mais lisas, cascalhos e ruas com pavimentação ruim.

Ademais, o Jeep Renegade tem um bom nível de acabamento com plástico emborrachado, o que mostra o nível superior aos dos rivais. Os bancos abraçam bem o motorista e atrás é possível carregar três adultos confortavelmente. Já o porta-malas é de apenas 316 litros, ou seja, o dono do veículo terá que ser bom para alocar as bagagens ao estilo jogo de tetris.

Equipamentos

O Jeep Renegade Trailhawk é a versão topo de linha, que custa R$ 187,9 no site da marca, só que se andar pelas concessionárias da marca é possível encontrar com descontos chegando ao valor de R$ 180 mil, mas claro, tem que pesquisar. O modelo vem equipado com Keyless Enter ‘n Go, comutação automática dos faróis, faróis de neblina em LED, controle de descida, partida remota, retrovisor interno eletrocrômico, rodas em liga leve de 17 polegadas, sensor crepuscular e de chuva, sete airbags, estacionamento semi autônomo, sistema de monitoramento de ponto cego, teto pintado em preto , teto solar panorâmico e tração 4×4 Jeep Active Drive Low, além de painel digital e multimídia de 10 polegadas, que conecta rapidamente o smartphone, porém, ter que olhar para baixo para visualizar o GPS, uma vez que não é do tipo flutuante, atrapalha em manobras rápidas.

Vale a pena?

Bom, mesmo com nove anos de mercado e um visual já datado, o Jeep Renegade ainda é um bom SUV compacto para quem gosta de conforto aliado à potência do motor T270 de até 185 cv. Claro, faltou um piloto automático adaptativo, um porta-malas mais avantajado e uma multimídia mais bem posicionada no painel. Isto posto, para quem não abre mão desses itens é possível encontrar nos rivais do modelo norte-americano.

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