A Renault vai ressuscitar um modelo clássico, que inclusive chegou a fazer relativo sucesso no Brasil: a minivan Scénic. Em comemoração aos 20 anos do modelo, o qual já foi aposentado há alguns anos, a companhia levará ao Salão de Genebra, na Suíça, um conceito com mesmo nome, baseado em outro estudo já mostrado em 2011 (o R-Space, que ilustra esta nota).
O próximo Scénic terá um design bem mais moderno do que a memória que temos do carro enquanto saía das linhas de produção de São José dos Pinhais (PR) se recorda. A minivan vai adotar a linguagem atual de design da marca, além de um capô encurtado e uma curvatura mais acentuada atrás.
Contudo, o conceito R-Space ainda estava longe de ter “cara de produção”, logo a Renault não será tão ousada nas linhas do carro quanto o estudo de 2011 (que em nada lembra uma minivan). A tendência é que ela siga com uma silhueta mais tradicional no segmento, mas ostentando um visual mais moderno.
Pouco se sabe quanto ao detalhes técnicos do novo Scénic. Confirmado até agora é a plataforma sobre a qual ele será produzido, a modular CMF, também responsável por modelos como o Mégane, Kadjar e Nissan Qashqai.
HISTÓRICO NO BRASIL
Ainda é cedo para saber se o novo Scénic virá ao Brasil. Na época em que começou a ser produzido localmente, em 1996, o modelo havia sido pioneiro de uma categoria mais tarde seguida por Citroën, com o Xsara Picasso, e Chevrolet, com a Zafira. Todos eles já não existem mais atualmente e a própria categoria foi reformulada por opções mais compactas (como o Chevrolet Spin e o Citroën Aircross).
O Scénic paranaense sobreviveu até 2010, quando a Renault decidiu encerrar sua produção. Ao total, foram mais de 142 mil unidades da minivan produzidas no Brasil.