A Renault vai ressuscitar um modelo clássico, que inclusive chegou a fazer relativo sucesso no Brasil: a minivan Scénic. Em comemoração aos 20 anos do modelo, o qual já foi aposentado há alguns anos, a companhia levará ao Salão de Genebra, na Suíça, um conceito com mesmo nome, baseado em outro estudo já mostrado em 2011 (o R-Space, que ilustra esta nota). 

Renault R-Space conceito de 2011

O próximo Scénic terá um design bem mais moderno do que a memória que temos do carro enquanto saía das linhas de produção de São José dos Pinhais (PR) se recorda. A minivan vai adotar a linguagem atual de design da marca, além de um capô encurtado e uma curvatura mais acentuada atrás. 

Contudo, o conceito R-Space ainda estava longe de ter “cara de produção”, logo a Renault não será tão ousada nas linhas do carro quanto o estudo de 2011 (que em nada lembra uma minivan). A tendência é que ela siga com uma silhueta mais tradicional no segmento, mas ostentando um visual mais moderno. 

Apesar da inspiração, Scénic não terá carroceria tão ousada assim

Pouco se sabe quanto ao detalhes técnicos do novo Scénic. Confirmado até agora é a plataforma sobre a qual ele será produzido, a modular CMF, também responsável por modelos como o Mégane, Kadjar e Nissan Qashqai. 

HISTÓRICO NO BRASIL
Ainda é cedo para saber se o novo Scénic virá ao Brasil. Na época em que começou a ser produzido localmente, em 1996, o modelo havia sido pioneiro de uma categoria mais tarde seguida por Citroën, com o Xsara Picasso, e Chevrolet, com a Zafira. Todos eles já não existem mais atualmente e a própria categoria foi reformulada por opções mais compactas (como o Chevrolet Spin e o Citroën Aircross). 

O Scénic paranaense sobreviveu até 2010, quando a Renault decidiu encerrar sua produção. Ao total, foram mais de 142 mil unidades da minivan produzidas no Brasil.

Share This