Na apresentação da Duster Oroch à imprensa, executivos da Renault deixavam claro que boa parte dos consumidores do modelo viria das picapes pequenas com cabine dupla. E destacaram que a maioria dos donos de Volkswagen Saveiro Cross e Fiat Strada Adventure roda com a caçamba vazia.
Nessa situação, com no máximo quatro ocupantes, a Oroch 1.6 16V entrega uma disposição próxima à de seus rivais “baixinhos” que, além de serem mais leves, são mais potentes. Aqui o motor herdado do Duster gera até 115 cv, contra 120 cv da Volkswagen e 132 cv da Fiat.
Isso explica os 14s1 que a Oroch leva para acelerar de 0 a 100 km/h – a versão 2.0 com 148 cv é 3s9 mais rápida na mesma prova. A contrapartida, porém, ocorre na tabela de preços.
A Oroch 1.6 Expression de entrada parte de R$ 62.290 e tem direção hidráulica, ar-condicionado, sistema de som, vidros e travas elétricas. A Dynamique das fotos custa R$ 66.790 e soma controlador e limitador de velocidade, retrovisores elétricos, faróis de neblina e navegador aos seus principais equipamentos – pelo mesmo pacote a versão 2.0 cobra R$ 70.790.
A versão 1.6 também é mais barata de manter: em nossas medições, seu consumo médio foi de 8,5 km/l, ante os 7,8 km/l da variante topo de linha. Tudo isso oferecendo os mesmos 650 kg de capacidade na caçamba de 683 litros.
Mas, com carga máxima, a Oroch 1.6 fica mais lenta, requerendo mais atenção nas retomadas, como nas ultrapassagens, sendo necessário usar mais o câmbio.
Para quem necessita de espaço para volumes maiores, mas não tão pesados, essa versão é uma alternativa atraente para quem abre mão de desempenho em troca de um consumo razoável. Nessa situação, é possível acionar o modo Eco, que altera o mapeamento do acelerador, deixando a Oroch menos ágil e mais econômica. Sem ele, ela acompanha com facilidade o trânsito urbano, favorecida também pela quarta e quinta marchas mais curtas do que no Duster.
DADOS DE FÁBRICA | Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 |
Velocidade máxima (km/h): | 164 |
Motor/Válvulas: | Diant., trans., L4/16V |
Cilindradas (cm³): | 1.598 |
Potência (cv): | 110 (G) / 115 (E) a 5.750 rpm |
Torque (kgfm): | 15,1 (G) / 15,9 (E) a 3.750 rpm |
Câmbio: | Manual, 5 marchas |
Suspensão (d/t): | McPherson/Multibraço |
Peso vazio/cap. máx. carga (kg): | 1.292/650 |
Diâmetro de giro (m): | 10,7 |
Caçamba (litros): | 683 |
Tanque de combustível (litros): | 50 |
Pneus: | Michelin LTX 215/65 R16 |
Dimensões (C/L/A) (mm): | 4.693/1.821/1.695 |
Entre-eixos (mm): | 2.829 |
A suspensão agrada no uso diário e os pneus entregam boa aderência em curvas. A estabilidade, aliás, é um dos pontos altos da picape derivada do Duster. O espaço traseiro não é tão bom quanto o do SUV, mas é superior ao das picapes compactas. O acabamento razoável e o isolamento acústico eficiente é similar ao dos concorrentes menores, com a vantagem da Duster Oroch ser maior e mais confortável para seus ocupantes.
NOSSAS MEDIÇÕES | Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 |
Aceleração: | |
0-60 km/h: | 5s7 |
0-80 km/h: | 9s2 |
0-100 km/h: | 14s1 |
0-120 km/h: | 20s5 |
Retomadas: | |
40-100 km/h em 3ª: | 13s6 |
60-120 km/h em 4ª: | 21s1 |
80-120 km/h em 4ª: | 15s7 |
Frenagens: | |
60-0 km/h: | 14,3 m |
80-0 km/h: | 25,7 m |
100-0 km/h: | 41,2 m |
120-0 km/h: | 58,3 m |
Consumo (a etanol): | |
Cidade: | 7,3 km/l |
Estrada: | 10,1 km/l |
PECO: | 8,5 km/l |