Reportagem atualizada às 15:35 de 19/05/2016

A Renault confirmou na semana passada que vai fabricar o Kwid, novo compacto de entrada da marca que substituirá o Clio, no Brasil e isso pode soar como um alívio após assistir ao vídeo abaixo. O Global NCAP, entidade que realiza crash tests para avaliar o nível de segurança passiva dos carros, divulgou um relatório nesta terça-feira (17) que revela um desempenho vergonhoso do Kwid na Índia, onde ele já é vendido: de cinco estrelas possíveis, o modelo não conseguiu obter nenhuma para a segurança dos ocupantes da frente. 

É necessário ressaltar que, segundo a Renault, o Kwid que será vendido no Brasil atenderá à legislação nacional em termos de segurança, e terá, inclusive, airbags laterais de série, inexistentes no modelo indiano avaliado. A fabricante afirma que usará uma plafatorma global para seus carros, mas com desenvolvimento específico para cada mercado.

A Renault produz o Kwid vendido na Índia localmente, em Chennai (cidade situada no sul do país). E pelo o que o Global NCAP pôde concluir, o modelo segue um aparente padrão de fragilidade estrutural dos carros oferecidos ao consumidor indiano. Afinal, além do Kwid, outros 13 modelos de oito marcas foram avaliados pelo órgão no país, sendo que apenas dois obtiveram estrelas para a segurança dos adultos: Volkswagen Polo (4 estrelas para adultos e 3 para crianças no banco de trás) e Toyota Etios (4 estrelas para adultos e duas para crianças). De resto, todos os outros carros tiraram zero em segurança para adultos, sendo o pior deles o Tata Nano, que não conseguiu nenhuma estrela nem para crianças.

  • Crash test do Renault Kwid sem airbags

O Global NCAP realizou três crash tests com o Renault Kwid (dois sem airbags e um com apenas uma bolsa inflável para o motorista). As três tiraram zero. De acordo com o relatório da entidade, o veículo ofereceu “proteção pobre para a cabeça e pescoço do motorista, e o peito do passageiro teve proteção marginal”. A situação melhorou levemente com o airbag singular, atribuindo “boa proteção para a cabeça e pescoço do motorista”, mas todas elas deixaram os “joelhos impactarem com partes perigosas do painel”, além de a estrutura do carro, independentemente da versão, ter sido concluída como “instável”.

  • Crash test do Renault Kwid com um airbag para o motorista

Para as crianças, embora o modelo tenha recebido duas estrelas, o problema foi a “incapacidade da cadeirinha para previnir movimento excessivo à frente durante o impacto”. 

Os testes do Global NCAP seguem os mesmos padrões dos realizados pelo braço europeu e latinoamericano do órgão. Ou seja, os veículos são submetidos a uma colisão frontal contra um objeto parado a 64 km/h. No caso da simulação de um acidente lateral, o carro testado é atingido por uma barreira móvel a 50 km/h na porta do motorista. 

O Renault Kwid será produzido ainda este ano na planta de São José dos Pinhais, PR. Se os carros feitos por lá atualmente servirem de qualquer referência ao Kwid, somente a nota do SUV Duster pode ser tida como norte, já que o modelo recebeu quatro estrelas para a segurança dos adultos e duas para crianças em 2015, quando foi avaliado pelo Latin NCAP. O Clio, testado em 2013 (logo, antes de receber airbags), obteve zero estrelas para adultos e uma para criaças; e o Sandero, também sem airbags, tirou uma estrela para adultos e duas para crianças. 

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