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SUV compacto estreia motor 1.0 turbo de 125 cv e parte de R$ 112.790

 

Após anunciar investimentos bilionários no Brasil, a Renault começa a mostrar os frutos, sendo o SUV compacto Kardian o primeiro de sete lançamentos da marca para os próximos anos. Diferente dos outros produtos que eram da Dacia, montadora romena da marca francesa, o crossover traz nova plataforma, um desenho mais ousado, acabamento melhor e um novo motor 1.0 turbo de três cilindros de 125 cv derivado do 1.3 turbo, que equipa Duster e Oroch. Além dessas mudanças, a Renault quer fisgar os clientes do Fiat Pulse e Volkswagen Nivus pelo preço, uma vez que tem três versões com valores entre R$ 112.790 e R$ 132.790.

Claro, a Revista Carro e O Mecânico pode ver o Renault Kardian de perto em Gramado, no Rio Grande do Sul. Para quem nos acompanha no YouTube, já há vídeos com a avaliação de rodagem e uma Raio X técnico do SUV compacto.

 

Desenho distante dos Dacia

O Renault Kardian se distancia de Sandero, Logan, Duster e Oroch, que são modelos vendidos na Europa pela Dacia, ao ter um visual moderno com faróis angulares e com uma assinatura luminosa arrojado, além de trazer uma grade frontal escurecida com a nova logomarca da empresa ao centro, o que o deixa mais próximos dos produtos da Renault. Contudo, a traseira ainda traz faróis diminutos no formato de “C” que lembram um pouco a linha Sandero. As rodas são de 17 polegadas com uma pegada aventureira.

 

Todo esse desenho está sob a nova plataforma da marca chamada “Renault Group Modular Plataform”, que no futuro permitirá eletrificação com sistema híbrido ou 100% elétrica. Porém, os planos de produtos eletrificados com essa plataforma ainda são planejados pela montadora.

 

Por dentro, o Renault Kardian traz painel de instrumentos de 7 polegadas, que conta com gráficos modernos e um conta-giros na horizontal no formato de barras, o que é bem futurista. O cluster ainda permite ver consumo, pressão dos pneus ou outras configurações de maneiras rápidas e práticas. Já a central multimídia de 8 polegadas permite conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Inclusive, funciona bem tanto com cabo ou sem vai bem. Só um adendo, se comparar com a multimídia do Pulse e do Nivus, a do Renault vai parecer ultrapassada pela qualidade da tela e, também, por não rodar ter ajustes como uma tela de smartphones. Todavia, se for apenas para emparelhar o telefone móvel com a multimídia não terá problemas.

 

Acabamento dos plásticos está em outro nível perante aos próprios modelos da marca, o que mostra uma evolução da Renault no acabamento do Kardian. Claro, ainda há muito plástico duro, só que casado com acabamento em soft touch, em um bom português, “fofinho” ao tocar.

 

 

Espaço interno

Em relação ao espaço interno, o Renault Kardian mede 4,11 metros de comprimento, o que o transforma em um SUV compacto, mas para muitos um hatchback bombado. O entrei-eixos é de 2,60 metros, o que permite adultos irem bem nos bancos traseiros. Mas com uma largura de 1,75 metro apenas dois vão confortáveis, o passageiro sentado no meio vai um pouco apertado. O modelo tem 1,60 metro de altura, que para pessoas com mais de 1,80 metro de altura pode atrapalhar um pouco.

O porta-malas tem 410 litros, o que é um bom tamanho para levar a bagagem de todos a bordo. Inclusive é forrado.

 

 

Novo motor e transmissão de dupla embreagem

O Renault Kardian estreia o novo motor 1.0 litro TCe de três cilindros, que é derivado do 1.3 turbo, compartilhando 70% dos componentes. Vale lembrar que esses motores foram desenvolvidos em parceria com a Mercedes-Benz.

A potência é de 120 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina e 125 cv com 22,4 kgfm de torque com etanol.

O motor TCe 1.0 litro está acoplado com uma transmissão automática de dupla embreagem banhada a óleo, que traz multidisco e mantém peças móveis lubrificadas, além de ter um tamanho reduzido. Essa transmissão permite engates precisos e suaves, pois antes de engatar a marcha ela já deixa a próxima pré engatada. Segundo a fabricante, quase todos os modelos dela na Europa utilizam essa transmissão.

 

Por fim, outra novidade é o pacote ADAS com 13 tecnologias, entre elas piloto automático adaptativo, assistente permanência em faixa, frenagem automática de emergência, entre outros.

Como Kardian anda

Nas ruas, avenidas e estradas na região da Gramado, no Rio Grande do Sul, foi possível andar 100 km com Kardian. De cara foi possível notar que a suspensa foi bem calibrada para vias brasileiras, conferindo maciez e conforto. Dificilmente ela vai dar final de curso. Outro ponto positivo fica por conta da posição do motorista, que tem ajustes manuais dos bancos, que têm um bom acabamento. A coluna de direção também permite ajustes, o que possibilita ter um bom nível de conforto ao dirigir.

O motor 1.0 turbo, tem um ronco interessante, que até lembra modelos esportivos. Mas durante a viagem pode incomodar um pouco o barulho que entra pela cabine. De resto, anda bem com retomadas sem engasgos. Já o de zero a 100 km/h é feito em 9,9 segundos, conferindo uma saída sem sufoco. Inclusive, o torque de 22 kgfm em baixas rotações ajuda bastante na saída

Claro, alguns pontos podem ser melhorados pela marca, como a central multimídia, a câmera de ré, que mesmo 360 graus, tem imagem longe do HD, acabamento, mesmo que bom foi possível notar alguns encaixes fora do comum..

Vale a pena?

Ademais, vale a compra pela mecânica interessante, tendo um motor que tem gás para uma subida de serra, além de uma transmissão com engates precisos e suaves. O preço, que é inferior aos dos rivais também ajudará o Kardian ir bem nas vendas. Sim, por ser um SUV compacto não espere um espaço de SUV médio, que a marca deve lançar nos próximos anos. Por fim, o modelo faz 13,9 km/l na estrada com gasolina e 9,7 km/l com etanol.

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