Baseado na versão Evolution automática, o Kardian MT tem bom desempenho mas não converte em volumes de vendas nacionais
Após mais de 1 ano de seu lançamento, em março de 2024, o Renault Kardian acumula um total de 33.491 unidades comercializadas no mercado brasileiro, conforme os dados da Fenabrave de 2024 até o acumulado de emplacamentos de maio de 2025.
No inicio, a Renault apresentou a linha Kardian com três versões: Evolution, Techno e Première Edition, todas com versões equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem. Em outubro de 2024, a linha Kardian foi ampliada com a versão Evolution MT, que se posiciona como a versão de entrada do SUV do segmento B. A Revista Carro testou a versão manual da linha.
Motorização
Para todas as versões da linha Kardian o motor utilizado é o TCe de três cilindros turboalimentado, capaz de gerar 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. De cara, é perceptível como o motor HR10 produzido pela Horse tem fôlego de sobra para o Renault Kardian. Acelerações e retomadas (nas marchas correspondentes) são muito boas com experiência agradável de condução e escalonamento do câmbio de seis marchas.
Câmbio
Já o câmbio manual de 6 marchas, também produzido pela Horse em Portugal e importada para instalação no modelo brasileiro, faz o casamento perfeito com o motor HR10. As trocas de marchas são precisas e apresentam curta relação nas três primeiras marchas, o que ocasiona em boas arrancadas. As marchas mais altas, principalmente a sexta, são focadas em ajudar no consumo de combustível.
Esse câmbio não tem relação alguma com as antigas transmissões usadas nas linhas Logan e Sandero.
Exterior e acabamentos internos
De série, o Renault Kardian Evolution MT traz DRL e faróis em LED, barras de teto modulares, retrovisores com acabamento em preto, lanternas traseiras em formato de “C”, sensores de estacionamento no para-choque traseiro e câmera de ré.
Na parte interna os bancos tem acabamento em tecido com regulagens manuais, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, multimídia Display Link de 8 polegadas com conexão à Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Freio de estacionamento é manual e a regulagem dos retrovisores laterais são elétricas.
Consumo
Em nossos testes percorremos mais de 300 km em trecho rodoviário e o Kardian obteve um consumo de 14,7 km/l. Já o teste em percurso urbano, o consumo apresentado foi de 16,3 km/l. Aqui dois fatores muito importantes: o uso do sistema stop-start e a faixa de rotação para melhor troca das marchas.
A partir do momento em que é feito a parada total do veículo em situações de semáforo vermelho ou até trânsito intenso, o sistema stop-start se mostra eficiente ao percebermos como a média de consumo se mantém. Nas situações de parada total com o sistema desligado, os dados de média começam a cair lentamente. Isso ocorre porque o motor continua funcionando mas sem deslocamento do veículo e, no momento de retirar o veículo da inércia, o motor necessita de maior esforço, assim, consumindo mais combustível.
O painel de instrumento possui um conta-giros do motor em forma de barra horizontal, com linhas tracejadas em verde. Essas linhas são indicativas para a melhor faixa de rotação para troca das marchas, isso visando o melhor consumo de combustível do veículo. Acompanhado nesse pacote, o Kardian possui um indicador de trocas de marchas no painel.
E aí, vale a pena?
O Renault Kardian Evolution MT é um veículo construído sob a plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) e traz bom nível de desempenho e dinâmica, números interessantes de consumo e parte de R$ 112.690.
Considerando apenas as versões manuais oferecidas pelos seus concorrentes diretos, o Fiat Pulse traz motor três cilindros 1.3 aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas a partir de R$ 98.990.
Já o recém lançado Volkswagen Tera, oferece duas versões com câmbio manual, a de entrada com motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque a partir de R$ 103.990, além da versão 170 TSI, com motor 1.0 três cilindros turboalimentado de 116 cv e 16,8 kgfm de torque a partir de R$ 116.990.
Entre os concorrentes, o Renault Kardian obtém maiores números de potência e torque, considerando apenas as versões com câmbio manual, já que na linha do Pulse, existe a versão Abarth com motor T270 de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. O que realmente será determinante para a escolha é o gosto e estilo de condução do consumidor.