Serão duas novidades da marca francesa e duas da montadora chinesa
A Renault e Geely comunicaram um investimentos de R$ 3,8 bilhões para fabricar quatro novos veículos em São José dos Pinhais, no Paraná. Ao todo, serão dois modelo da marca francesas, sendo um inédito, que chega em 2027 com plataforma nova e eletrificado, já o outro está previsto para 2026 e pode ser o novo Kwid. Além disso, os dois novos veículos da montadora chinesa, que comprou 26% da Renault Brasil, serão produzidos sobre a nova Plataforma Geely (GEA).
As empresas também pretendem dobrar a produção no complexo paranaense, chegando aos 300 mil veículos produzidos nos próximos anos. Atualmente, a capacidade da unidade fabril é de 380 mil unidades.
Os novos veículos da Renault começam a chegar ao mercado nacional no segundo semestre do 2026. O modelo mais provável para ser renovado é o Kwid a combustão, que vai ganhar o cara parecida com a versão 100% elétrica, lançada neste ano Brasil.
Por sua vez, a outra novidade, que também vai ser produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, usará uma nova plataforma com tecnologia de zero emissões, ou seja, eletrificado como o Grand Koleos, já flagrado no país, que será lançado em 2027.
Em relação aos veículos da Geely, serão dois veículos produzidos no Brasil no segundo semestre de 2026 e serão híbrido e 100% elétricos.
Geely compra parte da Renault
Vale lembrar que o Grupo Renault e a Geely Holding mantêm cooperação industrial em projetos como a joint venture na Coreia do Sul e a Horse, divisão responsável por sistemas de propulsão a combustão e híbridos.
Ademais, o novo anúncio foi feito após a formalização dos acordos em que a Geely Holding Group e a Geely Automobile Holdings, tratadas em conjunto como Geely, passaram a deter 26,4% da participação na Renault do Brasil.





