Novo SUV será revelado em um evento global

Fotos: Placa Verde/Reprodução

Dentro de um plano de renovação dos seus modelos no Brasil definido como “Renaulution”, a Renault confirmou o lançamento do Boreal. Trata-se de um SUV médio acima do Duster usando plataforma global e produção no Paraná.

Algumas unidades rodam pelo país ainda sob pesada camuflagem mas não escondem que a novidade terá muitos elementos novos como estas imagens do Instagram Placa Verde. Sem usar nada dos modelos Dacia como o próprio Kardian, a plataforma RGMP dará origem a um veículo maior e mais largo com perfil esportivo.

Ainda não há dados específicos sobre o Borral mas observando o porte dos veículos em teste se nota que o SUV tem em torno de 4,50m de comprimento e 2,70m de entre eixos com possíveis 1,77m de largura e 1,70m de altura.

De acordo com estes flagras, podemos deduzir que o novo Crossover terá faróis divididos ao meio bem como um perfil bem tradicional de SUV. Na traseira, traços horizontais, que remetem ao estilo de design proposto pelo Renault Mégane.

Aliás, o Mégane orienta o design dos próximos modelos da Renault e por isso foi lançado no mercado nacional. No interior, podemos esperar duas telas unidas entre painel e multimídia bem como um aplique de tecido ou de couro na parte intermediária tal qual no Kardian mas também um console central elevado.

A Renault faz um grande segredo em torno deste projeto e também sobre a engenharia dos motores. No entanto, os movimentos de investimento na fábrica de motores em São José dos Pinhais, que já está produzindo o motor do novo Nissan Kicks, também deixam claro: de lá também vai sair o propulsor do Boreal. Esse motor já existe e já foi importado mas hoje é produzido no país. Trata-se do 1.3 TCe turbo flexível de 163cv. A transmissão deve ser a mesma automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Também deve receber uma solução que os Dacia tem na Europa; um motor elétrico auxiliar para baixas velocidades em um sistema híbrido leve mais parrudo com 48V.

O Renault Boreal estará em pé de igualdade com o Jeep Compass que terá nova geração só em 2027, Toyota Corolla Cross que ainda é um projeto recente e já tem opção híbrida, Volkswagen Taos que muda ainda esse ano entre tantos outros crossovers de tamanho médio.

Share This