O modelo chegará as concessionárias em 2027, em 1980 unidades numeradas
O Renault 5 Turbo 3E dá nova vida ao legado dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80. Mas o novo modelo modernizado e agora elétrico, reivindica uma nova categoria de veículos: os mini-supercarros.
Assim como os “grandes”, ele conta com bastante potência e aceleração, são 540 cv e 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, com estrutura em carbono, sendo ao mesmo tempo personalizável de acordo com o desejo do cliente.
Ele apresenta uma relação mínima entre comprimento/largura de 2,01, o que o coloca na liga dos supercarros, mas em um formato compacto de hatch.
Baseado em uma plataforma criada sob medida, o Renault 5 Turbo 3E se posiciona entre o Renault 5 E-Tech elétrico (compacto urbano) e o Alpine A290 (compacto esportivo).
Outras forças foram incluídas para potencializar o projeto, como a Ampere, para a arquitetura eletrônica e de softwares, e a Mobilize, para a recarga bidirecional (V2L e V2G) e os serviços que permitem facilitar a vida dos clientes por meio da mobilidade elétrica: Mobilize Smart Charge, Mobilize Charge Pass e a função Plug & Charge.
Plataforma 800V e motorização
Assim como e Renault 5 E-Tech elétrico, o Renault 5 Turbo 3E foi desenvolvido com base em uma plataforma totalmente dedicada à arquitetura elétrica. O principal objetivo foi projetar o veículo mais leve, ágil e performante possível, seguindo o padrão dos supercarros, principalmente para ir de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos.
Esta tarefa foi incumbida à Alpine, cujos engenheiros desenvolveram uma plataforma dedicada em alumínio, capaz de acomodar qualquer arquitetura. Para a motorização, eles escolheram equipar cada uma das rodas traseiras com um motor elétrico (tração traseira), o que resultou em 489,46 kgfm de torque, – é isso mesmo, são quase 500 kgfm de torque em um “superhatch” – um ganho importante em termos de espaço e peso no eixo traseiro e controle individualizado de cada um dos motores.
A bateria localizada embaixo do assoalho ajudou os engenheiros da Alpine responsáveis pela tunagem e suspensão, a aproveitar o centro de gravidade menor para atingir o máximo de agilidade.
A superestrutura do veículo é produzida em carbono, material que entrega tanto resistência como leveza.
Incluindo a bateria de 70 kWh, o Renault 5 Turbo 3E tem um peso total de apenas 1.450 kg aproximadamente. Com sua motorização de 540 cv (2 x 200 kW), ele apresenta uma relação peso x potência de 2,7 kg/cv, semelhante à de supercarros, e tem velocidade máxima de 270 km/h.
De acordo com a Renault, a autonomia é superior a 400 km em estradas (ciclo WLTP misto pendente de homologação). A recarga completa da bateria em corrente alternada é feita em aproximadamente 8 horas, por meio de um carregador embarcado de 11 kW.
São necessários apenas 15 minutos para carregar de 15 a 80% da capacidade da bateria em carregadores com potência de 350 kW. Para as ultrapassagens, o volante conta com um botão que dispara um adicional de potência. Outro botão vai permitir ajustar a frenagem regenerativa em quatro níveis. Já as regulagens MULTI-SENSE vão oferecer quatro modos de condução: Regular, Snow, Sport e Race (que também inclui a função ‘drift assist’).
Exterior
A primeira inspiração para o design do Renault 5 Turbo 3E foi naturalmente tirada dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais. Também são encontrados traços e componentes do recente Renault 5 E-Tech elétrico, como as lanternas traseiras e retrovisores externos, mas a ideia que norteou o projeto era fazer o renascimento do legado histórico destes dois modelos dos anos 80, com a integração de tecnologias modernas para situar o veículo nos dias atuais e otimizar as performances.
Comparado com o Renault 5 E-Tech elétrico (3,92 m de comprimento e 2,54 m de distância entre eixos), o para-brisa foi recuado e o entre eixos aumentado (2,57 m), resultando em medidas espetaculares, para um comprimento de 4,08 m, largura de 2,03 m e altura de 1,38 m, que dão destaque às linhas sofisticadas.
A frente do Renault 5 Turbo 3E mantém o mesmo layout de seus precursores, com faróis quadrados, agora em LED, que se fundem nos cantos do capô, uma faixa estreita com três seções centrais e dois faróis também quadrados, anteriormente de longo alcance e agora substituídos por faróis de rodagem diurna de LED.
Na lateral, uma moldura especificamente projetada contorna as colunas do para-brisa e a parte superior da cabine, fundindo com o spoiler traseiro e remetendo ao espírito dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais.
Interior
Do lado de dentro, o espírito será totalmente esportivo, com bancos do tipo concha equipados com cintos de segurança de 6 pontos, componentes produzidos em sua maioria em carbono para reduzir o peso do veículo e materiais topo de linha, como o couro Alcantara para o revestimento dos bancos e do painel. O freio de mão vertical é do tipo rali.
São duas telas no painel chamadas de OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas, com informações de condução, navegação e multimídia por meio de uma interface que presta uma homenagem ao painel dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais.
Já disponível no Renault 5 e no Renault 4 E-Tech elétrico, o sistema OpenR Link com Google integrado oferece acesso a diferentes serviços Google, um dos exemplos é o Google Maps.
1980 exemplares numerados
As concessionárias que participarem do programa de pré-venda também participarão do pré-financiamento, seguindo a estratégia de financiamento antecipado (‘upfront funding’).
O Renault 5 Turbo 3E será comercializado em diferentes mercados-chave como Europa, Oriente Médio, Japão e Austrália, em 1.980 unidades, todas numeradas. Os clientes também terão a opção de escolher o número da placa no momento do pedido.
O período de pré-venda se inicia nas próximas semanas e as primeiras entregas acontecem no decorrer de 2027.